Começa, nesta segunda (4), a 19ª edição do Festival de Curtas de Pernambuco – FestCine, realizado pelo Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife. O festival traz um panorama da mais recente produção de curtas pernambucanos, em suas mais diversas nuances e estéticas. As sessões acontecem no Cinema São Luiz, na Boa Vista, até o próximo sábado (9), e são gratuitas.

O FestCine é composto por duas mostras competitivas (Geral e de Formação), onde 69 curtas concorrem nas categorias ficção, videoclipe, documentário, animação e videoarte. As produções concorrem a uma premiação total no valor de R$ 58,5 mil. A programação completa pode ser conferida no site Cultura.PE.

Entre as exibições, haverá uma sessão especial de curtas com acessibilidade comunicacional, em parceria com o Festival VerOuvindo, voltado para que pessoas surdas e cegas também tenham acesso à produção cinematográfica do estado.

Além da programação de filmes no São Luiz, o FestCine também incentiva, em sua programação, a profissionalização da cadeia do audiovisual. As atividades de formação trarão consultorias, masterclasses, rodadas de negócios com o 2º RioContentLab Pernambuco e a Oficina de Animação 2D Toon Boom Harmony.

Homenageado

Este ano, o FestCine homenageia o produtor de cinema e televisão João Vieira Jr. Com mais de 20 anos dedicados à profissionalização do mercado audiovisual no estado, João assinou a produção de longas emblemáticos como Cinema, Aspirinas e Urubus e Tatuagem, além das séries de TV Fim do Mundo e Lama dos Dias. É sócio fundador da Rec Produtores Associados e atualmente dirige, com a também produtora Nara Aragão, a Carnaval Filmes.

Cinema, Moda e Design

O FestCine promove também, este ano, o Integra Design. Durante todo o festival, uma loja pop up estará instalada no hall do Cinema São Luiz, exibindo e comercializando produções de marcas pernambucanas que dialogam com o público e o contexto do festival.

19º FestCine – Festical de Curtas de Pernambuco
Segunda (4) a Sábado (9)
Cinema São Luiz | Rua da Aurora, 175 – Boa Vista
Conferir horários na programação completa