Só quem é recifense de raiz tem aquela memória bonita da infância, com as manhãs de domingo ao som de um bregão. Seja em casa, com aquela faxina dançante ao som de Reginaldo Rossi, seja no som de fundo, com o vizinho ouvindo, na mala do carro, o último sucesso da Banda Labaredas, o ritmo brega faz parte da identidade cultural do pernambucano.

Em meio a uma coincidência feliz – a publicação no Diário Oficial da lei que prevê oficialmente o brega como expressão cultural pernambucana, o jornalista e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Thiago Soares, lança seu livro Ninguém é perfeito e a vida é assim: a música brega em Pernambuco, nesta quarta-feira (23), às 19h, no Sexto Andar do Edifício Pernambuco, no Centro do Recife.

LEIA TAMBÉM:

Beco do Fotógrafo: um retrato analógico do Recife

Audiência pública marca aniversário do Teatro do Parque nesta quinta (24) 

Foto: Chico Ludemir

Além do lançamento, o evento terá um debate entre o autor, Chico Ludemir e os professores Jeder Janotti Jr. e Fernando Fontanella. A noite contará, ainda, com a exibição do curta-metragem Estás vendo coisas, de Bárbara Wagner e Benjamim de Burca, e a abertura da exposição fotográfica de Chico Ludemir.

O livro, fruto da pesquisa do professor universitário, procura discutir as nuances do ritmo pernambucano, desde seu nascimento nos anos 60, até suas manifestações mais recentes, e busca combater preconceitos e reafirmar a importância da cultura popular.

O próprio preço do livro é significativo e procura ser popular e acessível: R$ 15. Com incentivo do Funcultura, o livro foi editado pelo selo Outros Críticos e estará à venda no site da editora a partir de amanhã (23).

Brega é cultura sim!

Foto: Chico Ludemir

A Lei n° 16.044/2017 foi publicada no último sábado (19), no Diário Oficial do Estado. A lei foi proposta pelo deputado Edilson Silva (PSOL) após as polêmicas envolvendo o ritmo musical no Carnaval e São João, no qual a Fundarpe (órgão responsável pela contratação das atrações das festividades pernambucanas) barrou o ritmo, provocando uma série de discussões sobre o tema.

O projeto de lei entrou em tramitação no dia 14 de fevereiro deste ano, data em que é comemorado o Dia Estadual da Música Brega.

Confira abaixo uma prévia do livro:

SERVIÇO
Lançamento do livro Ninguém é perfeito e a vida é assim: a música brega em Pernambuco
23 de agosto (quarta-feira), às 19h
Sexto Andar, Edifício Pernambuco
Avenida Dantas Barreto
Entrada Gratuita