Trinta direitos, trinta artistas, trinta cartazes! Nesta quinta (6), a partir das 19h, na Galeria de Artes Digitais do Apolo 235, será realizado o lançamento de uma Edição Ilustrada dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). O projeto foi idealizado e executado pelo Mutirão, coletivo colaborativo que articula ações de artes gráficas e intervenções urbanas no Recife desde 2016.

Durante o evento, os trinta cartazes, em formato de “tirão”, estarão expostos, juntamente com os trinta artigos que compõem a carta esboçada pela ONU em 10 de dezembro de 1948.

Os artistas, 15 mulheres e 15 homens, criaram suas obras a partir de um dos artigos da Declaração. O projeto foi realizado inteiramente de forma colaborativa e conta com o apoio da Revista Continente, que viabilizou a tiragem da publicação que será distribuída de forma gratuita no evento e que também será lançada junto à edição de dezembro da revista, em um tamanho próximo ao A3.

Arte de Isabela Stampanoni para o artigo 26º.Além do lançamento e da distribuição das obras, também será realizado, na Galeria do Apolo 235, um debate sobre várias questões que a Declaração trata, como o direito à moradia. A pauta será mediada pela jornalista, feminista e ativista Lenne Ferreira e vai contar com três convidados e alguns dos artistas que participaram da coletânea.

Posteriormente ao evento, o Mutirão pretende fazer um ‘lambidaço’, ou seja, espalhar os cartazes em vários pontos da cidade. “Queremos realizar essa ação no dia 9, para que no dia 10, o aniversário da DUDH, a cidade já esteja devidamente ornamentada”, explica Arthur Braga, produtor do projeto.

“A ideia da homenagem nasceu da instiga dos artistas gráficos Raul Souza e Celso Filho, de se relacionarem em forma de arte com a população sobre determinadas temáticas. O convite foi aberto para diversos artistas da cena pernambucana que queriam usar a rua como espaço para passar essa mensagem”, finaliza o produtor.

O lançamento tem acesso gratuito e sem inscrição prévia. Para conferir as obras e saber mais informações: https://www.direitoshumanos70anos.com ou seguir @mutiraorecife nas redes sociais.

Lançamento da Edição Ilustrada dos 70 Anos dos Direitos Humanos
Data: 6 de Dezembro (quinta-feira), a partir das 19h
Local: Apolo 235 – Rua do Apolo, 235 – Bairro do Recife (entrada pela Rua do Observatório)