Uma notícia começou a circular na noite desta quinta (3), nas redes sociais, e pegou muita gente de assalto: o Downtown Pub, no Recife Antigo, anunciou que vai fechar suas portas. A casa, há 21 anos em funcionamento, é símbolo de uma geração que começou a frequentar o Bairro do Recife em busca do rock, e vinha resistindo, apesar das adversidades.

Downtown Pub festeja 21 anos com muitas histórias no Recife Antigo

Nesta manhã (4), o empresário Tito Lívio, dono do Downtown, conversou com o PorAqui e contou o que o levou a tomar essa decisão, que, segundo ele, já vinha sendo adiada há muito tempo.

“Há, pelo menos, 10 anos, o Downtown vem enfrentando um problema financeiro grande. Eu venho brigando contra o inevitável, fazendo o impossível e me prejudicando até pessoalmente”, revela Tito sobre as dívidas da casa que vêm se acumulando nos últimos anos.

O empresário Tito Lívio anunciou fechamento do Downtown Pub (Foto: Dayvson Nunes/JC Imagem)

O descaso com o Bairro do Recife, segundo ele, foi decisivo para se chegar a essa situação. Na nota divulgada em suas redes, ele elenca os problemas que inviabilizaram a sobrevivência da casa: “falta de limpeza das vias públicas, iluminação precária, extorsão praticada pelos flanelinhas, ambulantes invadindo as calçadas, insegurança, fiscalização ineficiente nos mais diversos setores, incluindo o pouco fomento ao turismo e a cultura local”.

“Com isso, o público vem caindo, o faturamento vem baixando, as dívidas aumentando e a coisa chegou a um limite que me obrigou a tomar essa decisão”, diz. Tito revela que, atualmente, a casa deve menos do que em momentos anteriores. “Mas eu devo pouco a muita gente, o que é pior, pois a pressão aumenta, vem de vários lados”, confessa.

Reviravolta

Não é a primeira vez que o Downtown anuncia que irá fechar. Ocasião semelhante ocorreu há oito anos, mas Tito admite que o anúncio foi uma forma de pressionar as autoridades a fazer algo. Na época, ele fez uma reforma no pub e acabou reabrindo. Agora, a situação mudou, diz ele.

“Eu queria completar 25, 30 anos… ficar vindo de bengala até aqui. Mas eu pago um preço muito alto por isso. Pra pagar meus funcionários, minhas contas, o aluguel, eu preciso de público. Mas a coisa se complicou demais”, lamenta.

Apesar de tudo, Tito ainda não dá a situação como “prego batido e ponta virada”. Ainda há “luz no fim do túnel”. “Se, ao longo do mês de maio, acontecer alguma reviravolta, uma solução pra mim, eu vou tentar continuar”, deixa no ar.

Downtown ainda circula

Apesar do anúncio do fechamento do Downtown Pub, outros empreendimentos com a marca continuam existindo e se mantendo. O Camarote Downtown no Galo da Madrugada segue, firme e forte, e, em 2019, entrará em sua 17º ano.

O Downtown Pier na Praia dos Carneiros é outra realidade, porém, sazonal. “Ele funciona durante o Verão, época de maior movimento na praia”, diz Tito.

O Downtown Pier Carneiros funciona durante o Verão (Foto: Reprodução/Facebook)

Além disso, a marca Downtown também realiza festas itinerantes. Por sinal, Tito conta que, após o anúncio do fechamento do pub, choveram “n” convites, de ontem pra hoje, para a realização de festas. “Eu ainda não tive tempo de filtrar as coisas e poder ver isso. Meu telefone ainda não parou”, conta ele.