Entre os dias 12 de julho e 11 de agosto, circularão no Espaço Ceça, localizado no bairro da Boa Vista, selos editorais e autores independentes na Mopi – Mostra de Publicações Independentes. Exposições de livros, debates, leituras, récitas, performances, programação infantil e feira de publicações compõe o percurso do evento.
A ideia surgiu a partir de uma proposta enviada pelo organizador do evento, o poeta e escritor Fred Caju, para compor a programação da Praça da Palavra, no Festival de Inferno de Garanhuns (FIG) deste ano, com sua própria editora, a Castanha Mecânica. Além dos autores, a feira será composto pelas editoras e selos Bendito Ofício, Caleidoscópio Editora, Cartonera Do Mar, Cérbero Editora, Inteligência Sensível, Livrinho De Papel Finíssimo, Maracajá Cartonera, Porta Aberta e Titivillus Editora.
Leia também:
Editora Livrinho de Papel Finíssimo comemora 10 anos de mercado independente
Na contramão do mercado tradicional, o desenvolvimento e urgência dos projetos literários possuem tempos distintos. “O grande lance é que temos uma dinâmica diferente. Não puxamos assunto sobre o mercado editorial, por exemplo, que iria cair num campo que nem temos tanto interesse. A forma como a gente vende não é a forma como ele (o mercado) está posto. Essa forma não interessa pra gente. Todo mundo tem seu jeito de fazer e vender o livro” conta Fred.
O mesmo formato que, permite dominar os meios de produção, também ultrapassa limites temporais e burocráticos, como o lançamento do livro “Antologia Marielle, presente!”, do escritor João Gomes. “Ele conseguiu ter a agilidade que o mercado tradicional não consegue ter. Temos autonomia de falar o que quiser, quando quiser e da forma como quiser”, explica.

Mata Norte
Para este primeiro dia de atividades, será feito um recorte de como a literatura “enxerga” a Mata Norte e suas relações de poder no trabalho rural. Enoo Miranda, autor de Chã, e Philippe Wollney, escritor de Caosnavial, serão alguns dos representantes na abertura da Mopi.
No sábado (14), a escritora Bell Puã, vencedora Islam BR, o campeonato nacional de poesia falada, que representou o Brasil na França, lança a obra “É que o dei o perdido na razão”. Na mesma noite, um recital composto apenas por mulheres, lembra os quatro meses do assassinato de Marielle Franco no Rio de Janeiro.

“Existe uma ebulição em feiras de publicação em todo o país. Em Pernambuco há uma certa timidez para esse tipo de evento. Para a gente que não tem contato e nem interesse em grandes livrarias, que comem 50% do preço de capa, não interessa fazer um livro com alguém que participa da cadeia e tirar esse preço todo”, relata sobre as interações mercadológicas e, ainda afirma, que o próprio formato, literalmente, não caberia no suporte das grandes lojas.
Todo o evento é feito de forma independente e com recursos próprios. As edições funcionam no formato pague quanto puder. Já, as atividades de formação, serão realizadas mediante o pagamento da taxa de inscrição, a preços populares.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
12 de Julho
ABERTURA M.O.P.I.
19h – Literatura e relações de poder no trabalho rural com Enoo Miranda, Philippe Wollney, Sandro Gonzaga e Wilemberg Gonçalves.
20h – Performance Chã de fogo com Enno Miranda e Philippe Wollney
20h30 – Leituras com Ademauro Coutinho, Enoo Miranda, Philippe Wollney, Sandro Gonzaga e Wilemberg Gonçalves.
21h – Microfone aberto
14 de Julho
14h – Oficina Agulhas, dobras e cavalos com Fred Caju
19h – Lançamento do livro ‘É que dei o perdido na razão’ de Bell Puã e da ‘Antologia Marielle, presente!’ com João Gomes
20h – Recital Marielle, presente! com Amanda Timóteo, Bell Puã, Bione, Lilo Araújo, Mariana Ramos e Patrícia Naia
19 de Julho
19h – A urbe urge: literaturas e adjacências com Clivson David, Linda Nogueira e Tacio Russo
20h30 – Lançamento do livro ‘Quando as pétalas caem’ de Tacio Russo e da revista A geometria da cidade
21h – Intervenção Chão de asfalto, peito de sangue com Amanda Timóteo, André Medulla, Felipe Santana e Tacio Russo
2 de Agosto
19h – Interregno: publicações artísticas com Bruna Rafaella Ferrer, Camilo Maia e Rodrigo Acioli
20h30 – Lançamento do livro Levedação de Jedder Janotti Junior
21h – Intervenção Estamos definitivamente na vida com Jonatas Onofre, Lucas Holanda e Teresa Coelho
4 de Agosto
14h – Oficina de cartonaria para crianças com Cleane Maria da Silva e Giselle Natália (Cartonera Do Mar)
16h – Clássicos infantis em cordel com Susana Morais e Diego Gibran
19h – Workshop Escavações editoriais com Philippe Wollney e Rodrigo Acioli
9 de Agosto
19h – Jeitos de narrar, formas de editar com Ezter Liu, Fred Caju e Mariana de Matos
20h30 – Lançamento do livro Arremessos de um dado viciado de Fred Caju
21h – Sarau Eroticuzinho com Flávia Gomes, João Gomes, Raimundo de Moraes e Renata Santana
11 de Agosto
ENCERRAMENTO M.O.P.I.
14h – Feira de Publicações Independentes com as editoras e selos Bendito Ofício, Caleidoscópio Editora, Cartonera Do Mar, Castanha Mecânica, Cérbero Editora, Inteligência Sensível, Livrinho De Papel Finíssimo, Maracajá Cartonera, Porta Aberta, Titivillus Editora e autores independentes.
20h – Show de Jonatas Onofre
? Mopi – Mostra de Publicações Independentes
⏰ 12 de julho a 11 de agosto
? Ceça | Avenida Manoel Borba, 338 – Conde da Boa Vista