Poesia que sai pelos poros. Música que abraça os dizeres sertanejos. Diretamente de São José do Egito, os irmãos Greg, Antônio e Miguel Marinho vem semeando sua arte por onde passam. Eles são o Em Canto e Poesia, que, neste deste sábado (16), lançará o seu primeiro DVD, Canção do Tempo, às 20h, no Teatro de Santa Isabel, bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife.
O mesmo Santa Isabel que recebe os irmãos Marinho também foi palco do avô deles, Lourival Batista, a lenda viva da poesia sertaneja, Louro do Pajeú. Foi lá que ele participou – junto aos irmãos Dimas e Otacílio Batista – da primeira cantoria de viola realizada num palco de teatro no Brasil, em 1946, promovida por Ariano Suassuna quando ainda era um estudante de Direito.
No mesmo palco, em 1987, Louro e Ariano estiveram juntos novamente. Lourival fora homenageado do II Congresso de Cantadores do Recife e o escritor presenteou-lhe com uma viola que hoje se encontra no Instituto Lourival Batista, em São José do Egito.

“O Santa Isabel é muito importante para a gente muito antes de a gente nascer, com essa ligação que temos através do nosso avô”, diz Antônio Marinho, que herdou de Louro a habilidade com as palavras e a sua cadência. Greg, o mais velho, empunha o violão e canta. Miguel, o caçula, é dono de uma das mais habilidosas formas de se tocar pandeiro e também canta.
Os irmãos são a quarta geração de artistas que ajudou a alçar São José do Egito a um dos mais importantes redutos dos poetas em Pernambuco. Tudo começou com Antônio Marinho, bisavô deles, ainda no século XIX, passou por Louro, chegou à mãe dos rapazes, Bia Marinho. Greg é filho de Bia com o poeta e compositor Lamartine Passos. Antônio e Miguel têm como pai Zeto do Pajeú. O tempo e a genética se encarregaram de perpetuar essa tradição.
O DVD Canção do Tempo foi gravado também no Santa Isabel, em 2014, no lançamento do primeiro CD do grupo, Em Canto e Poesia. De lá para cá, três anos se passaram. “Nesse tempo nós fomos à Bahia, nos apresentamos, pela primeira vez, fora do Nordeste, em lugares como São Paulo e Brasília”, conta Marinho.
Confira Rastro Antigo, com Lira, na gravação do DVD Canção do Tempo
“O que nós iremos apresentar nesse show não é um espelho do DVD. Não é parado naquele som de 2014. O show em si é o que o grupo é agora. Teremos, por exemplo, quatro canções que estarão no nosso segundo álbum, que será lançado no ano que vem”, adianta Marinho.
A banda que os acompanha também passou por modificações. Neste show de amanhã, estarão com os irmãos Marinho, em palco: Lucas Crasto (baixo), Guilherme Eira (guitarra e viola), Felipe Weinberg (bateria) e Nego Henrique (percussão).
E, como não poderia deixar de ser, vários serão os convidados: Lira, Izabel Helena, Graça Nascimento, Talis Ribeiro e, claro, a família: Tonfil (primo deles) Lamartine Passos e Ana Luiza Passos (pai e irmã de Greg, respectivamente) e Bia Marinho (mãe dos três). “Nosso palco tem sempre um pedaço de família também”, fala Marinho.
SERVIÇO
Em Canto e Poesia lança o DVD Canção do Tempo
Sábado (16), às 20h
Teatro de Santa Isabel | Praça da República, s/n – Santo Antônio
R$ 20 (inteira) / R$ 10 (estudante)
À venda na bilheteria do Teatro e nos pontos:
Loja Passadisco | Rua da Hora, 345 – Espinheiro
Box Sertanejo (Mercado da Madalena) | Rua Real da Torre, s/n – Madalena)
Glück Bier | Rua Prudente de Morais, 351 (Maracatu Hostel) – Carmo – Olinda