Arte, tecnologia e produção cultural estarão de mãos dadas a partir desta quinta-feira (17) aqui no Porto Digital. Vamos receber a primeira temporada do projeto Estesia: Arte e Tecnologia dentro do palco. Promovido em parceria com o Portomídia, o evento trará para o debate uma reflexão de como as atividades artísticas estão, a cada dia, mais impactadas por novas ferramentas e inovações.

Os encontros serão quinzenais e irão acontecer até setembro. Na noite desta quinta a programação receberá Gutie, produtor e realizador do festival Rec-Beat, o projeto de artesania digital de instrumentos musicais Batebit, da dupla Filipe Calegário e João Tragtenberg, e a cantora e pianista Sofia Freire. As inscrições custam R$ 15, via Sympla, e os encontros serão realizados no Portomídia, que fica na Rua do Apolo, 181 – Bairro do Recife.

Os debates serão mediados pelos quatro integrantes do Estesia, projeto experimental que desde o ano passado explora a  cultura digital e os recursos criativos da música e do teatro, por meio da mistura da música regional com a eletrônica, junto com performance e iluminação cênica. O projeto é formado pelo músico Carlos Filho, juntamente com os produtores musicais Miguel Mendes e Tomás Brandão, além do iluminador cênico Cleison Ramos. Neste ano, o Estesia sentiu a necessidade de se expandir, abrindo espaço para debates e discussões.

“Pernambuco é uma referência tecnológica na América Latina e possui uma indústria cultural expressiva no cenário nacional. Mas essa movimentação ainda é muito tímida quando falamos de grupos ou projetos que unem arte e tecnologia em suas performances, é um mercado pouco explorado. Nós queremos provocar esse debate junto ao público, mostrar que tem muita coisa interessante para sair daí”, explica o músico Carlos Filho, um dos realizadores

As conversas irão explorar temas como a presença da tecnologia mediando novos formatos de performances, formação de público, economia criativa, produção independente e circulação de espetáculos artísticos.

Além da abertura, outros três encontros acontecerão quinzenalmente até o dia 28 de setembro (sempre às quintas-feiras). O próximo encontro será realizado no dia 31 e contará com a presença de Melina Hickson (Porto Musical), Neilton (Altovolts) e de integrantes do Grupo Magiluth.

Confira a programação completa:

17/08 – Gutie (Rec-Beat), Batebit e Sofia Freire;
31/08 – Melina Hickson (Porto Musical), Neilton (Altovolts) e Grupo Magiluth – inscreva-se
14/09 – Paulo André (Abril Pro Rock), Mabuse (C.E.S.A.R.) e Dielson Pessoa – inscreva-se
28/09 – Ana Garcia (Coquetel Molotov), Carlinhos Borges (Estúdios Carranca) e Gabriel Furtado – inscreva-se