A experiência do processo artístico e colaborativo a olhos vistos, em uma exposição que acontece durante o momento de criação. Beleza Guardada, mostra do artista plástico Rinaldo Silva, na Arte Plural Galeria, Bairro do Recife, é isso: desenhos feitos em tempo real, trazendo várias mãos a participar.

Nesta sexta (6), a partir das 19h, acontece a segunda e última sessão de Beleza Guardada, com a participação de Rinaldo, que convida o Grupo Risco! e o público em geral. Diante dos papeis em branco e de um modelo vivo, a ideia é criar os desenhos ali, na hora.

“Eu já tinha vontade de fazer sessões de modelos iguais às do Grupo Risco, que eu venho frequentando desde 2013”, conta Rinaldo. O primeiro encontro da série aconteceu no dia 23 de março. Resultou em 21 desenhos de Rinaldo que já estarão expostos nesta segunda sessão.

Rinaldo Silva (de camisa branca) vê a exposição como um encontro de artistas (Foto: Eric Gomes)

“Entre esse primeiro encontro e o desta sexta, estive em uma sessão com o Risco! E o que eu produzi lá, com eles, também estará na exposição”, revela Rinaldo. Após este segundo momento, os desenhos feitos por ele e por alguns dos artistas participantes ficará à mostra até o dia 20 de abril.

Risco!

Beleza Guardada é, também, uma performance. O ato de criação sendo visto ali, surgindo diante dos olhos de quem produz e de quem apenas observa, o que pode se chama “work in progress“, amplia o trabalho para além de uma mera exposição.

“O Risco! tem essa proposta de encontro de artistas, para aprimorar técnicas de desenho e de observação”, diz ele. “De início, eu pensei em fazer essa exposição de uma forma mais restrita. Mas, depois, pensei que seria interessante fazer na mesma linha deles”, conta.

Trabalhos da primeira sessão estarão expostos no segundo encontro, nesta sexta (Foto: Eric Gomes)

Beleza Guardada é aberta e gratuita a quem quiser participar, contanto que tenha mais de 18 anos e traga seu próprio material de desenho. É importante chegar meia hora antes, para se inscrever, devido à capacidade do espaço.

“Acho super generoso da parte do artista fazer essa referência, mostrar um processo aberto, participativo, mostrar desenhos sendo produzidos ao vivo”, diz Bruna Rafaella Ferrer, integrante do Grupo Risco!

Conjunto 301: repensando memórias de um tempo em ruínas

“É uma necessidade de trazer muito desse exercício cotidiano da prática do artista, sem mitificação desse processo, mostrando que existe um espaço que acolhe todas as pessoas que querem desenhar, de maneira democrática”, conclui.

Segunda sessão de Beleza Guardada, exposição de Rinaldo Silva
Sexta (6), a partir das 19h
Arte Plural Galeria | Rua da Moeda, 140 – Bairro do Recife
Informações: (081) 3424-4431