Nesta quarta (17), o Porto Digital recebe, na galeria de artes digitais do Apolo 235, a culminância de quatro oficinas do projeto Movementes.

O evento festivo, que começa às 19h, vai celebrar o encontro e a troca de vivências entre os participantes das ações de formação, com diversas apresentações musicais. Para reforçar o caráter inclusivo, o evento contará, também, com intérprete de libras.

Durante a abertura da exposição, haverá apresentação da Orquestra Tambores de Xambá, formada por crianças e adolescentes da Nação Xambá, dos Batuqueiros do Silêncio, grupo percussivo formado por surdos, e também da banda Bellatriz.

Além de música, o evento desta quarta também vai contar com relatos e depoimentos sobre as oficinas. Um dossiê digital, já disponível online, também será lançado na ocasião. No documento estão detalhadas as atividades, aprendizados e experiências do projeto.

Realizado ao longo de 2017, o Movementes envolveu música, tecnologia, educação e inclusão de pessoas com deficiência auditiva. O projeto conta com a parceria do Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (LOUCo) do Porto Digital na realização da culminância e também na exposição. Três artefatos musicais desenvolvidos pelo projeto ficarão expostos na galeria até o dia 29 de janeiro, junto com vídeos que documentaram as vivências.

“Utilizamos os serviços do LOUCo na construção de alguns elementos dos artefatos musicais criados pelo Movementes. Nosso objetivo, ao exibí-los na galeria, é demonstrar nosso trabalho de pesquisa, que envolveu a música em sua faceta educativa, lúdica e performática”, explica a educadora tecnológica, Sofia Galvão.

Culminância e exposição do projeto Movementes
Dia 17/01, às 19h, na Galeria de Artes Digitais do Apolo 235
Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife, Recife – PE

Exposição Movementes
Aberta a visitação de 17 a 29/01, de segunda a sexta, durante o horário comercial, na Galeria de Artes Digitais do Apolo 235.
Acesse o dossiê digital do projeto Movementes