Em ano de celebração de três décadas de existência, o Grupo Totem lança, nesta quarta (22), GeoPoesis, o primeiro videoperformance de sua trajetória. O material une a ancestralidade indígena, seus ritos e signos a experimentações artísticas do teatro, da dança e do audiovisual. O lançamento de GeoPoesis será no Teatro Marco Camarotti (SESC Santo Amaro), a partir das 20h. A entrada é gratuita.

GeoPoesis traz, em seus 25 minutos, um mergulho profundo na vivência indígena, integrando o corpo dos artistas à linguagem ritualística e mágica desses povos ancestrais, à terra e à paisagem que vivenciam.

(Foto: Fernando Figueirôa)

O videoperformance foi gestado a partir da pesquisa Rito Ancestral Corpo Contemporâneo, entre 2015 e 2016, que levou o Totem ao convívio com as tribos Pankararu, Xukuru e Kapinawá, conhecendo seus ritos e tradições.

Dessa experiência, nasceu o espetáculo Retomada, que foi apresentado Pernambuco afora, conquistando, por exemplo, o prêmio APACEPE de Teatro e Dança, de melhor espetáculo, iluminação e trilha sonora no 24º Janeiro de Grandes Espetáculos, este ano.

A apresentação de Retomada para estes povos marcou o retorno do Totem às aldeias e, com isso, a pesquisa para a criação da videoperformance GeoPoesis, que tem incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

Espetáculo “Retomada” foi parte do percurso para a criação de “GeoPoesis” (Foto: Fernando Figueirôa)

“O processo de criação de GeoPoesis construiu um roteiro que vai, justamente, da sutileza à força, do pequeno ao grande, do individual ao coletivo, ao todo, como num espiral, de um micro, que vira luta, se amplia e expande, reverbera”, diz Taína Veríssimo, atriz-performer do Totem.

“Passando pelos elementos naturais, pela mata, pela magia, pelo ritual, pela pintura corporal, pela respiração, pelo toré. O corpo atravessado pela terra, a terra impressa no corpo, o corpo coletivo, montanha e resistência, o corpo paisagem”, conclui Taína.

GeoPoesis também fará o caminho de volta às suas origens. Onze etnias indígenas receberão, em DVD, o videoperformance: Truká, Fulni-ô, Pipipã, Tuxá, Pancaiuká, Kambiwá, Aticum Umã, Pankararu, Kapinawá, Xukuru, Pankará.

Nesta quarta (22), o público irá conferir, às 19h, apresentação do espetáculo Retomada, e às 20h, GeoPoesis, resultado de uma experiência com nossos mais remotos territórios ancestrais, num reencontro com o nascedouro do nosso povo.

Lançamento do videoperformance GeoPoesis, do Grupo Totem
? Quarta (22)
⏰ 19h | espetáculo Retomada
⏰ 20h | lançamento de GeoPoesis
? Teatro Marco Camarotti/SESC Santo Amaro | Rua Treze de Maio, 455 – Santo Amaro
? Entrada gratuita