O dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho (1917-1976) era um polivalente: teatrólogo, advogado, jornalista, crítico literário, diretor, tradutor, também enveredou pelo caminho das crônicas, publicadas entre 1971 e 1976, na imprensa local, em especial no Jornal da Cidade e no Diário de Pernambuco.

Parte deste precioso acervo estará à mostra na exposição “Hermilo, um cronista dos anos 1970”, que será inaugurada hoje (quarta, 18), às 18h30, no Arquivo Público de Pernambuco, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife.

A abertura contará com a realização de uma mesa redonda, composta pela secretária de Cultura do Recife – e viúva de Hermilo -, Leda Alves, pelo publicitário Joca Souza Leão e pelo poeta e editor Juareiz Correya.

LEIA TAMBÉM:
Exposição dos 30 anos de Devotos ganha mais dias em cartaz no Mamam

(Foto: Divulgação)

O que estará exposto vem do acervo da Hemeroteca do Arquivo Público, que conta com todas as edições dos jornais onde Hermilo publicou as crônicas. A pesquisa para selecionar o material da exposição foi feita a partir do livro Hermilo Borba Filho: Louvações, Encantamentos e Outras Crônicas, organizado por Leda Alves, Juareiz Correya e Jaci Bezerra.

Em suas crônicas, Hermilo versava sobre temas variados: cenas cotidianas do Recife nos anos 1970; sobre sua terra natal, Palmares; sobre a cultura pernambucana e suas expressões no teatro, música, folguedos populares, entre outros assuntos.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Além das edições dos jornais com as crônicas escritas por Hermilo, a exposição também reúne imagens do autor. O visitante poderá conferir a mostra até o dia 31 de outubro.

A exposição “Hermilo, um cronista dos anos 1970” conta com apoio cultural da Companhia Editora de Pernambuco – CEPE.

Exposição “Hermilo, um cronista dos anos 1970
De 18 de julho a 31 de outubro de 2018
? Abertura: Quarta-feira, 18 de julho, 18h30
? com Mesa Redonda com Leda Alves, Joca Souza Leão e Juareiz Correya
? Arquivo Público Estadual | Rua do Imperador Pedro II, 371, Santo Antônio, Recife
? Aberto ao público