O projeto “História ao Ar Livre” ocupa a Rua da Aurora neste domingo (2), às 15h, com uma aula pública sobre o tema “Histórias que não devem ser esquecidas: 1964 a 1985”.

Criado pelos professores de História Luiz Paulo Ferraz e Rodrigo Bione, o projeto, nesta 10ª edição,  terá como convidado especial o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Paulo César Gomes, idealizador do projeto “História da Ditadura”. A aula está programada para ocorrer ao lado do monumento Tortura Nunca Mais, no Centro do Recife, local simbólico para o tema.

Discussões, música, poesia e a interação com o espaço público da cidade fazem parte da dinâmica da aula, voltada para públicos diversos: desde estudantes do Ensino Médio a universitários, professores e qualquer pessoa que esteja interessada.

Temas

Nesta edição, serão abordadas questões relacionadas ao regime militar no Brasil, como a participação dos Estados Unidos no golpe, o apoio de setores da Igreja Católica, o anticomunismo, o milagre econômico e a prática de corrupção.

O evento ainda contará com a participação do professor do Departamento de História da UFPE, Antônio Paulo Rezende; do jornalista Luiz Felipe Campos, autor do livro “O massacre da granja São Bento”; dos professores de História Pedro Simas e Júlia Ribeiro, e do professor de Geografia Ian Uchôa, além de outros convidados.

“Nosso objetivo é levar o ensino de História aos espaços públicos, numa perspectiva de aula mais abrangente, dinâmica e lúdica, com o uso de música e poesias”, destaca Luiz Paulo Ferraz, mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco e professor de escolas particulares do Recife.

O projeto já abordou temas como História de Pernambuco e História das Mulheres e ocupou lugares como Praça do Derby, Cais José Estelita e Parque da Jaqueira.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público. Para os participantes, a única orientação é a de levar cangas, esteiras ou banquinhos para acompanhar as aulas, além de, claro, manter o espaço limpo e recolher todo o lixo produzido.

Aula pública “Histórias que não devem ser esquecidas: 1964 a 1985”
Projeto “História ao Ar Livre”
Quando: Domingo (2)
Horário: A partir das 15h
Local: Monumento Tortura Nunca Mais (Rua da Aurora, Santo Amaro, Recife/PE)
Facebook: História ao Ar Livre com Luiz Paulo e Bione
Instagram: @historiaaoarlivre
Evento gratuito