Hoje (15) Recife entra em consonância com o resto do país e sedia um ato em memória a Marielle Franco, vereadora do município do Rio de Janeiro assassinada com quatro tiros. O ato acontece às 17h, em frente à Câmara dos Vereadores da Cidade do Recife, na Boa Vista, área central do Recife.

Na noite desta quarta (14), Marielle Franco (PSOL) foi assassinada enquanto voltava de um evento na região central da cidade.

De acordo com as primeiras informações do batalhão da Polícia Militar de São Cristóvão, ela estava de carro, voltando de um evento na região da Lapa, quando um veículo parou ao lado do seu carro e dois homens efetuaram disparos e fugiram. No carro estavam ela, um motorista e sua assessora. Ainda não se sabe a origem dos disparos. A vereadora era mulher, negra, mestra em administração pública e moradora do Complexo da Maré.

Além de Recife, cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba farão atos em memória a Marielle.

Memória e luta

Na manhã desta quinta, as Mulheres do PSOL divulgaram uma nota convocando os cidadãos para os atos no país. Confira a nota na íntegra:

Marielle, PRESENTE!

Hoje nossa esperança se despedaça um pouco. Uma mulher, negra, mãe e defensora da igualdade, nascida e criada na Maré, foi tombada. Não vamos nos calar diante de tamanha brutalidade, tampouco mediremos esforços para honrar as batalhas que a companheira travou em vida. Queremos imediata apuração dos fatos! Queremos a verdade! A todos os familiares da Vereadora e do motorista que a acompanhava e também faleceu, nossa profunda solidariedade.

A todas as mulheres guerreiras que sonham e hoje estão inconsoláveis: transformemos nossa dor e indignação em luta!