Quatro artistas pernambucanos inauguram neste sábado (15) o Jambo Azul: uma residência artística e colaborativa, localizada no bairro da Soledade, no Centro do Recife. O espaço que, há dois meses, já funciona como moradia para Carla Lima, Juvenil Silva, Natatsha Moura e Thays Freitas, abre ao público, agregando arquitetura, moda, design, música e fotografia.

A ideia surgiu de uma troca de ideias entre Juvenil e Carla Lima. Os dois buscavam um local para ampliar e conjugas suas dinâmicas. “Queria morar e trabalhar numa casa, tocar e ensaiar. Mas também ter um retorno financeiro para autogerir, sustentar uma casa. As despesas são caras. Carlinha é arquiteta e estilista. Tem uma loja virtual (Abacaxi de Praia) e queria uma física. Unimos a ideia e jogamos no Face. Apareceram as duas outras meninas com fotografia e artes plásticas”, lembra Juvenil.

O músico Juvenil Silva é um dos residentes da casa | Foto: Jão Vicente

Troca

A troca de experiências e a ideia de aprender neste tipo de processo impulsionaram a movimentação. O Jambo Azul está aberto a receber outros artistas, coletivos e movimentos sociais com a finalidade de colaborar ou utilizar o espaço para fins culturais, artísticos e sociais.

“Pra mim, abrir a casa em si é um prazer. A ideia de troca é uma ideia também de aprender. Você dá e recebe também. Trocamos muitas coisas boas que interessam: artísticas, atitudes, movimentações, expressões”, afirma o músico.

Abertura

Para a inauguração ao público, que acontece no dia 15 de setembro, a partir das 16h, está programado o Festival de Canjas. Artistas irão se revezar em apresentações acústicas e intimistas. Tonfil, Catarina Dee Jah, Graxa, Thiago Martins, German Ra, Mayara Pera, Marília Parente e o próprio residente, Juvenil Silva, ocuparão o Jambo Azul.

A exposição fotográfica “Experimento do Desejo” da fotografa e também residente Natatsha Moura, estará expostas nos ambientes da casa. Bazar de roupas, vinis, CD’s e acessórios, contação de historias e o Livro Aberto Sebo Itinerante também estarão presentes na abertura.

O espaço fica no número 481 da rua Bispo Cardoso Ayres, ao lado da Faculdade Esuda, na Soledade. A entrada custa R$ 10.

📌Jambo Azul: Chegança
📍Rua Bispo Cardoso Ayres, 481, Soledade
⏰ 15 de setembro | 16h