“Recife tem encantos mil”, cantava Reginaldo Rossi. Já experimentou conhecer esses encantos a bordo de uma bike? Desde dezembro de 2017, entrou em ação a La Ursa Tours, um serviço de bike tour que oferece aos turistas e interessados uma nova forma de descobrir a cidade, sua história, suas belezas e, também, suas contradições.

Dos sócios Roderick Jordão e Renata Gamelo, a La Ursa Tours se propõe a ir além da mera exposição turística do Recife, do lugar comum. “Nós procuramos mostrar a cidade de uma forma bem diferente do que as agências mostram. A gente entende a La Ursa como uma maneira mais humana de se conectar à cidade”, diz Roderick.

Renata Gamelo (de amarelo) e Roderick Jordão (de azul) são os sócios na La Ursa Tours (Foto: Reprodução/Instagram)

Conhecer o Recife pedalando, segundo Roderick, é a grande novidade e o diferencial que a La Ursa Tours oferece. “Somos pioneiros de bike tour no Recife”, diz ele, ao comentar que o serviço vem sendo muito procurado por quem vem de outros países. “O público de estrangeiros tem sido maior que o de turistas brasileiros”.

O passeio dura cerca de três horas e tem saída a partir de Boa Viagem ou do Recife Antigo. Custa R$ 70 por pessoa, com a bicicleta inclusa, pois eles utilizam o serviço do Bike PE, de bicicletas compartilhadas.

Centro do Recife ganha 17 novas estações do Bike PE

O roteiro “padrão” contempla locais como o Pina, Brasília Teimosa, percurso entre os arrecifes, o Bairro do Recife e o de Santo Antônio, conhecendo locais e paisagens típicas, mas, também, o “lado B”. A La Ursa já começou, também, a fazer o roteiro até Olinda, que dura pouco mais de 6 horas. Pelo mesmo preço: R$ 70.

O fato de ser um local e mostrar o Recife a partir dessa perspectiva é algo importante, segundo Roderick. “O que eu faço é usar meu conhecimento de cidadão recifense, de quem vive e conhece a cidade, e que quer mostrar não só os pontos turísticos, mas apresentar a cidade do ponto de vista político, social, econômico”, explica.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Os passeios podem ser agendados de diversas formas. As principais são o site (bilíngue – português e inglês) ou pelo telefone/WhatsApp (081) 99649-8843. Mas também é possível contato pelo Facebook, Instagram ou pelo email laursatours@gmail.com.

Os grupos de passeio, segundo Roderick, não podem ser muito grandes. “O ideal é, no máximo, 6 pessoas”, diz, pois facilita um contato mais próximo com os visitantes. “Somos pessoas que gostam de receber pessoas e de ter essa interação diretamente com as pessoas”, comenta.

Pedala San Martin promove saúde e bem-estar