A jam session todo mundo já conhece: um grupo de músicos que se junta para, a partir de improvisos, criar música ao vivo. A ideia é mais ou menos semelhante à de uma Game Jam. Nesse caso, desenvolvedores, game designers, artistas e outros profissionais da área de jogos juntam-se para, num determinado espaço de tempo, criar um novo game.

O Porto Digital promoveu, até agora, duas edições do Portomídia Game Jam. Cada evento teve a duração de um fim de semana e já juntou mais de 100 participantes, que em dois fins de semana (em maio e em julho) criaram, partindo do zero, 14 jogos.

Confira abaixo alguns dos destaques dessas maratonas de desenvolvimento. Caso tenha ficado curioso e com vontade de conhecer os outros games desenvolvidos, clique nos links para acessar todos os jogos criados para o Portomídia Game Jam 1 e para o Portomídia Game Jam 2.

Ah, e se seu foco também é na criação, fica ligado que em novembro vamos realizar a terceira edição do evento! 😀

1. Boy Pistola: Bike Speed

Versão para Windows – AQUI
Versão para Mac – AQUI
Neste game de ação você deve controlar o personagem, o boy Pistola Galeroso, que segue na contramão da Avenida Caxangá. O principal objetivo do jogo é desviar de obstáculos como carros, ônibus, pedestres, motos e cavaletes. Tudo isso envelopado num visual 16 bits.

2. SweetBoom

Versão para Windows – AQUI
Versão para Mac – AQUI
Versão Web – AQUI
Uma batalha multiplayer na qual quatro confeitarias concorrentes digladiam entre si. Sabotagem e um bolo de banana de dinamites fazem parte dessa guerra de doces que faz o gênero survival cake war.

3. OI

Versão Web – AQUI 
Oi! utilize as teclas “O” e  “I” do teclado para cumprir os objetivos nesse puzzle-game que surpreende pela praticidade e simplicidade.

4. Freezy Friends

Baixe o jogo AQUI
Um jogo que reflete bem a realidade recifense – SQN. Trata-se de um multiplayer de uma batalha de bolas de neve. Quem se dá pior acaba virando um boneco de neve.

5. Volleyboard

Versão para Windows AQUI
Versão para Mac AQUI
Transforme o teclado em uma perigosa quadra de vôlei, na qual as bolas são bombas que podem explodir a qualquer momento.

6. Survivors on Mars

Baixe o jogo AQUI
Jogo multiplayer no qual quatro amigos astronautas precisam tornar a superfície do planeta vermelho viável – cuidado com os cometas e gêiseres que podem atrapalhar a missão.