Sucesso de vendas em sua 1ª edição – se esgotando em menos de três meses – o livro Pesado – Origem e consolidação do metal em Pernambuco, do jornalista Wilfred Gadêlha, ganha uma nova tiragem, que será lançada nesta quarta (25), às 19h, no Centro Cultural Correios, no Recife Antigo.

O lançamento acontece durante a abertura da programação do Abril Pro Rock 2018, na Mostra Pôster Arte Design. Esta 2ª edição, com 366 páginas, foi ampliada e revisada, e tem lançamento pela Cepe Editora.

Dividida em três partes – “O espaço”, “O som”, “A imagem” – o livro perpassa a história da cena metal de Pernambuco, buscando referências nos idos 1980, como a primeira banda de heavy metal do estado, a Herdeiros de Lúcifer, que fez seu primeiro show em 1983.

O jornalista Wilfred Gadêlha, autor de “Pesado” (Foto: Reprodução/Facebook)

“Muitas pessoas cobravam que a gente fizesse uma nova edição, mais completa. Resolvemos ampliar a edição e atualizá-la, pois o corte cronológico dela era até 2013. Agora, vai até 31 de dezembro de 2017”, conta Wilfred, que, além de jornalista, é o vocalista da banda Will2Kill.

Esse curto espaço de tempo foi suficiente para que muitas novidades fossem acrescidas na nova edição. “Em quatro anos, as coisas deram uma mudada interessante na cena. Surgiram muitas bandas novas, algumas já tocaram no Abril pro Rock. Outras findaram suas atividades”, destaca Wilfred.

Não somente o surgimento de novas bandas são novidades na nova edição, mas de novos espaços para apresentação, comenta Wilfred. “O Estelita era uma casa que nem existia quando o livro foi feito. E hoje ela tem recebido muitos shows. O Hellcifest, festival voltado para o metal, também surgiu”.

Capa de “Pesado” (Foto: Reprodução)

Além de novas histórias pra contar, a 2ª edição de Pesado traz QR-codes que compõem a “trilha sonora” do livro. São 15 músicas no total, uma para cada capítulo, para acompanhar a leitura. “Quisemos oferecer essa experiência sinestésica para o leitor”.

No livro também foram incluídos depoimentos que estão no documentário Pesado – que som é esse que vem de Pernambuco?, idealizado também por Wilfred, e uma galeria de imagens de diversas épocas, que ilustram um tanto dessa história.

Lançamento da 2ª edição de Pesado – Origem e consolidação do metal em Pernambuco, de Wilfred Gadêlha
Abertura da programação do Abril Pro Rock – Mostra Pôster Arte Design
Quarta (25), às 19h
Centro Cultural Correios
Entrada gratuita
Preço (livro): R$ 30 / E-book: R$ 12