Uma das melhores coisas da graduação é quando os trabalhos e projetos saem do ambiente acadêmico. Foi exatamente isso que aconteceu com os projetos das disciplinas “Novas Tecnologias para Aplicações Interativas” e “Eletrônica Têxtil”, ambas orientadas pela professora do Departamento de Design da UFPE, Sofia Galvão, no LOUCo, Laboratório de Objetos Urbanos Conectados do Porto Digital. O resultado dos trabalhos dos futuros designers é a exposição ‘Vazão’.

Estudantes usam o LOUCoAo longo do semestre, os estudantes tiveram a parte prática das duas disciplinas no LOUCo, espaço propício para novas ideias e com amplas possibilidades de uso dos equipamentos e materiais. “Fizemos um cenário interativo que acende baseado na estética ‘night Tokyo’. Usamos LED, cortadora a laser, placas de MDF, acrílico, entre outros materiais. O melhor da experiência foi conhecer o LOUCo e aprender novas coisas, como programar”, conta Julia Machado, uma das estudantes que pisou pela primeira vez no lab por causa da matéria curricular.

Além do cenário interativo, há produtos como games, livro interativo com linha condutiva e vários bordados eletrônicos, que estarão sendo vendidos na exposição. “Todos os projetos têm aplicabilidade artística, na moda, nas artes visuais e outros com uma pegada mais funcional, mais empreendedora como um dispositivo para corrigir a postura”, explica Sofia.

A abertura de ‘Vazão’ está marcada para hoje, às 19h, e contará com duas performances. ‘Geometrias Incongruentes’ foi elaborada pelo artista Luiz Manuel. Na apresentação, ele atua como DJ/VJ e interage com uma “máquina” cheio de botões, também criada no LOUCo, que comanda sons e imagens.

Miocárdio

Já a segunda performance, Miocárdio, é criação da própria Sofia Galvão. Misturando dança e teatro, a professora que também é artista visual, vai contar com a ajudinha da tecnologia para fazer a arte pulsar.

“A parceria com a UFPE é bem antiga, todos os dias recebemos diversos estudantes da instituição e ter uma professora que usou na totalidade o nosso lab é muito bom. Os alunos contaram com a nossa mentoria, estrutura e tudo isso ajudou a eles terem uma maior liberdade para a prototipação e testes dos projetos. Hoje, dia da abertura, é um dia de celebração, estamos todos felizes!”, revela Leo Lima, coordenador do LOUCo.

‘Vazão’, exposição dos alunos de Design da UFPE
Período: 13 a 18 de dezembro de 2018
Horário: 08 às 20h
Local: Apolo 235 – Rua Apolo 235, Bairro do Recife (entrada na Rua do Observatório)
Entrada gratuita