Na Rua da Guia, às 15 horas dos sábados e domingos, só se escuta uma coisa: batuque de maracatu raiz em alto e bom som. Quem comanda as apresentações são os guerreiros do Ògún Onilê, banda percussionista do projeto Maracaatômico Cultural.

O som conquista quem passa pelas ruas do Recife Antigo. Mas, não é só de batuque que vive o Maracaatômico. Além das semanais apresentações de percussão, os coordenadores do projeto, Laine e Rodrigo, organizam oficinas e palestras sobre cultura pernambucana com ênfase na raiz afro, sexualidade, música (rabeca, ilú, pandeiro e coco) e dança popular, na Escola Municipal Divino Espírito Santo (Várzea).

(Foto: Acervo)

Seguindo essa proposta, eles se dividem em três subgrupos que norteiam suas atividades: o Núcleo Formador de Rabequeiros de Pernambuco, O Maracatu Ògún Onilê e o Grupo de Danças Afros.

O principal foco do projeto é o trabalho com jovens e adolescentes de comunidades carentes, mas, qualquer pessoa que se identifique com a proposta pode se filiar. Laine conta que hoje já são mais de 40 alunos das oficinas e 70 batuqueiros e dançarinos no Ògún Onilê.

(Foto: Acervo)

O Maraacatômico Cultural surgiu em 2014, com o objetivo de afastar jovens da criminalidade através da música. “O projeto surgiu de uma admiração do Rodrigo com a cultura popular. No início, ele e nosso filho iam tocar sozinhos no Antigo”, relembra Laine.

Para chegar à quantidade de participantes de hoje, Laine conta que a jornada não foi fácil: sofreram preconceito, enfrentaram a falta de recursos e de espaço. Contra todos os obstáculos, completam seus três anos rumo a um novo desafio.

Vaquinha virtual no ar!

Com o Carnaval às portas, o grupo se prepara para um período intenso de apresentações. Para custear os instrumentos e figurino do período momesco, convidam a comunidade a contribuir com qualquer valor através da vaquinha virtual ou por depósito bancário.

As doações por meio da vaquinha seguem até o dia 7 de fevereiro de 2018. Já as contribuições por depósito bancário devem ser feitas para esta conta:

BANCO DO BRASIL
Agência: 3108-9
Operação: 051
Conta Poupança: 16913-7

Maracaatômico Cultural
Sábados e Domingos, a partir das 14h30.
Rua da Guia, Recife Antigo

Espaço Experimental: dança, cultura e movimento no coração do Recife