A partir desta quinta (22), o público poderá conferir a exposição fotográfica e audiovisual O Sertão Vai Virar Mar, que entra em cartaz no novo espaço cultural SinsPire, que fica na Praça do Arsenal, Bairro do Recife. A mostra, com entrada gratuita, ficará em exibição até o dia 31 de março.

O projeto, que tem patrocínio dos Correios, foi pensado e idealizado pela fotógrafa Patrícia Patriota, que, em expedição pelos trajetos das águas da transposição do Rio São Francisco, do sertão ao litoral, vivenciou e registrou, pelas lentes de um celular, momentos únicos em 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco.

Espaço SinsPire fica na Praça do Arsenal (Foto: Reprodução/Facebook)

Os 10 mil km percorridos entre o sertão e o litoral de Pernambuco resultaram em centenas de histórias norteadas pela temática “Água”. Recife, Serra Talhada, Garanhuns, Petrolina, Floresta e Sertânia foram algumas das cidades percorridas por Patrícia, com o apoio da sustentabilista e também realizadora da expedição Patrícia Xavier.

A história, o trabalho, a estética, a fé e a cultura do povo sertanejo, de alma forte, estão presentes nas milhares de fotografias de Patrícia. Além da exposição fotográfica, ela também editou um documentário curta metragem, que será apresentado diariamente, durante o período da mostra, no SinsPire.

Exposição foi resultado da expedição de Patrícia Patriota e Patrícia Xavier do litoral ao Sertão (Foto: Patrícia Patriota)

“A minha ideia foi de resgatar a história e cultura locais, e retratar hábitos e depoimentos da vida dos ribeirinhos e sertanejos”, diz Patrícia. “Apresentar à sociedade os costumes que se formam em torno do maior bem da humanidade, a água”, continua. “Além disso, exaltar os patrimônios imateriais do estado e despertar a valorização de temas socioambientais, étnicos e cidadãos. É muito mais que uma exposição, é uma troca de conhecimento”, conclui.

Ao longo dos dias de exposição, representantes da cultura popular irão se apresentar, sempre às 16h, aproximando o público dessa atmosfera retratada por Patrícia em suas fotografias. Vaqueiro Bosquinho, Xaxado Cabras de Lampião, Grupo de Maracatu Yalu, Orquestra de Frevo, Coco Trupé, Confraria do Rosário, Caretas de Triunfo, Mestre Nino, entre outros.

A curadoria e concepção visual da mostra é assinada por Luciana Nunes, fundadora do espaço SinsPire. Composta por três ambientes, a exposição retrata, além de paisagens, a cultura, a moradia, a religiosidade, os festejos, o dia-a-dia do homem sertanejo em imagens que variam em tamanho e dimensão, em textura e cor.

Saiba mais sobre O Sertão Vai Virar Mar no site da exposição.

Exposição O Sertão vai Virar Mar
22 a 31 de março, das 10h às 19h
Espaço SinsPire Cultural | Praça do Arsenal – Rua da Guia, 234 – Bairro do Recife
Entrada gratuita