Um pequeno panorama da produção artística atual é o que vem apresentar a mostra Possibilidades, que está aberta ao público a partir de hoje (quarta, 21), na Arte Plural Galeria, no Bairro do Recife, seguindo em cartaz até o dia 12 de maio.

Pintura, fotografia e objeto são os suportes que trazem à cena, em 35 peças, o que 12 artistas locais + o coletivo Vacilante vêm produzindo nos últimos anos. A curadoria é da jornalista Olívia Mindêlo.

Obra de Pragana (Foto: Reprodução)

A mostra, como o próprio nome diz, abrange a diversidade de possibilidades desde os suportes utilizados como em relação às temáticas variadas que aparecem nos trabalhos.

Inquietações feministas, cenários urbanos e pop art, linguagens abstratas e figurativas, paisagens naturais, trabalhos documentais com profunda crítica social. Tudo está disposto em Possibilidades.

“Violeta”, de David Alfonso (Foto: Reprodução)

Possibilidades também desvela, em seu título, e dor (ou a delícia) do próprio ofício curatorial, que se encontra imerso numa pluralidade de opções à disposição e a “obrigatoriedade” de se fazer um recorte que siga determinada linha.

“Em tempos de crise, é preciso estar com os artistas”, é na frase do crítico Mário Pedrosa que Olívia Mindêlo se inspira no fazer curatorial de Possibilidades. “São eles (os artistas) que nos livram do perigo da verdade única e nos apontam possíveis aberturas de perspectiva que outras áreas de conhecimento geralmente não nos proporcionam. A exposição é um convite, portanto, aos possíveis olhares em torno da realidade e um ponto de reflexão no contexto de hoje”, diz a jornalista.

Ocupe Estelita (Foto: Eric Gomes)

Estão presentes na mostra os artistas: Antônio Mendes, Álvaro Caldas, Bruno Alheiros, Roberto Ploeg, David Alfonso, Roberto Lúcio, Pragana, e do Coletivo Vacilante (todas pinturas); Eric Gomes, Iezu Kaeru, Leandro Pereira e Pri Buhr (fotografia), além de Dani Acioli.

Acervo exclusivo do Mamam traz preciosidades das artes plásticas

Exposição Possibilidades
De 21 de março a 12 maio
Arte Plural Galeria | Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Entrada franca
Informações: (081) 3424.4431