A partir deste sábado (9), duas das principais avenidas do centro da cidade passam por uma modificação: CTTU e Emlurb implantarão, a partir deste sábado (9), um novo acesso à Avenida Norte pela Cruz Cabugá, a partir da Praça General Abreu e Lima, por trás do Cemitério dos Ingleses.

Com a intervenção, quem trafega no sentido Centro da Avenida Cruz Cabugá poderá utilizar o trecho entre o Cemitério dos Ingleses e a Praça General Abreu e Lima para acessar a Avenida Norte, em direção ao Bairro do Recife. O trecho localizado por trás do cemitério passará a ter duplo sentido de circulação.

Já quem vem do Bairro do Recife, seguindo pela Avenida Norte, não poderá mais realizar o percurso por trás do Cemitério dos Ingleses e da Praça General Abreu e Lima para acessar a Avenida Cruz Cabugá no sentido Centro. Esse trajeto só poderá ser feito por quem deseja seguir no sentido Olinda.

Para acessar a Avenida Cruz Cabugá no sentido Centro, é preciso girar à direita ao final da Ponte do Limoeiro e acessar a Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti. Uma vez nesta via, o condutor deve continuar em frente, girar à direita na Rua Dona Leonor Porto e, após a Praça Onze de Julho, convergir à esquerda para a Cabugá.

Sinalização

Três novos semáforos serão implantados para viabilizar a intervenção: na Avenida Cruz Cabugá, em frente ao Mercado de Santo Amaro, atendendo ao cruzamento do corredor com a Praça General Abreu e Lima; no cruzamento entre as avenidas Norte e Cruz Cabugá; e na intersecção entre a Avenida Norte e o trecho da Praça General Abreu e Lima localizado por trás do Cemitério dos Ingleses.

A CTTU também instalará 40 placas de sinalização vertical para regulamentar as mudanças, e de toda sinalização horizontal, que inclui a implantação de oito novas faixas de pedestres e a requalificação das seis já existentes no local.

A Emlurb, por sua vez, executou a adequação e requalificação das vias, canteiros centrais e passeios que serão abrangidos pela mudança.

Já a partir deste sábado (9), um efetivo de 10 agentes e orientadores de trânsito ficará em pontos estratégicos da área, orientando os condutores nos primeiros dias da mudança.