Nem só de brega vive a produção audiovisual no Recife. Embora as bandas e MC’s do ritmo lancem conteúdo inédito praticamente diariamente, a produção de videoclipe sempre foi explorada pelos diversos ritmos que compõe o cenário pernambucano. ?

Um dos clipes made in Recife de maior sucesso na internet nos últimos tempos é o da balada brega Só Dá Tu, da Banda A Favorita. Gravado em meio aos BRT’s do centro da cidade, com a famosa passarela do shopping ao fundo, a música ficou conhecida, além da sua coreografia e letra chiclete, como “a música da Conde da Boa Vista”.

6 mantras que não saem da cabeça de quem frequenta a Conde da Boa Vista

https://www.youtube.com/watch?v=zgsM3arfiYg

Só Dá Tu é uma versão pernambucana de I Got You, da cantora norte-americana Bebe Rexha, e conta com quase 10 milhões de visualizações no Youtube.

Embora os ritmos e as narrativas sejam completamente diferentes, existe um ponto de convergência entre bregueiros, roqueiros e demais ritmos: o Centro do Recife. Como um personagem, o centrão aparece nos clipes de inúmeros artistas, nos mostrando, por outros ângulos, paisagens do nosso cotidiano que, às vezes, já não nos despertam mais interesse.

Por isso, o Coração da Cidade reuniu alguns videoclipes inspirados ou gravados no centrão que nos apresentam o local através das lentes e sensibilidade de seus idealizadores.

Confira! ?

Ao Fim – Romero Ferro

A romântica música do cantor pernambucano Romero Ferro transcorre praticamente por todo o centro. Pegando carona nos ônibus e atravessando fora da faixa com os pedestres, o clipe percorre trechos das pontes que dão acesso ao Bairro do Recife e vai até a Praça do Derby.

Ao Fim, que traz um Romero Ferro jovenzinho, tocando violão, faz parte do álbum independente do cantor, lançada com mais três faixas, em 2013.

Boa Vista Babilônia – Banda Elementos

“Dez e meia da manhã, lá vou eu pela Rua do Progresso, Centro do Recife”. Assim começa a letra da canção Boa Vista Babilônia, da Banda Elementos. A música ganhou um clipe caseiro, em 2009, contando a saga de quem percorre a área mais central da cidade.

Entre montagens com fotos dos integrantes passeando pela Boa Vista e vídeos de uma apresentação ao vivo, o clipe mostra ainda cenas de protestos na Boa Vista e um dançarino de breakdance nas calçadas da área.

Nas Terras da Gente – Silvério Pessoa

As conhecidas paisagens da Boa Vista também aparecem no clipe da música Nas Terras da Gente, do músico Silvério Pessoa, lançada no álbum Cabeça Elétrica, Coração Acústico, de 2005.

O vídeo musicado passeia por imagens antigas do centro, além da Rua da Aurora, pontes, comércio e mercados do Recife. A canção de Silvério exalta a cultura pernambucana, ao mesmo tempo que traz do imaginário lendas como a mula-sem-cabeça e outros malassombros.

Nada Mudou – Banda Sob Efeito Q66

Sob Efeito Q66 é uma banda recifense de rock alternativo, fundada em 2001, no bairro de Afogados. Nada Mudou é o primeiro clipe oficial da banda. Na animação, o caótico Recife de todo dia: ônibus lotados, trânsito parado e assaltos nas lojas do centro.

No final do clipe é possível ver o prédio da Prefeitura do Recife e o Palácio do Campo das Princesas sendo destruídos, além de outros pontos do Recife e do Brasil.

Bande Dessinée – Destemida

O clipe da Bande Dessinée é de 2016 e traz imagens aéreas do Centro e do Bairro do Recife de tirar o fôlego. Ambientado entre o Edifício Caeté, na Rua da Aurora, e o Texas Café Bar, na Rua do Rosário, o vídeo de Destemida, música do álbum de mesmo nome, narra uma história de superação, aceitação e autodescobrimento em meio à noite vazia das ruas do Centro e o amanhecer rasgante visto do alto.

Deixa Ela – Joanah Flor

O clipe-manifesto lançado no último mês de abril é um grito de alerta contra atitudes que ferem e matam mulheres todos os dias. Do alto do prédio da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, Joanah Flor divide trechos da música com diversas outras mulheres.

O clipe, que foi gravado durante o ato pelo Dia Internacional da Mulher, no Centro do Recife, e em 14 de março, dia do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, ainda presta uma homenagem às diversas vítimas de feminicídios em Pernambuco.

Conhece mais algum clipe para endossar essa lista? Deixa a sugestão nos comentários. ?

Por Manuel Borges

Jornalista matuto que trocou o gosto da cana pelo cheiro do mangue. Adora passear por locais, histórias, cultura, picos/festas/bares, personalidades e humor sempre tendo o Centro, o coração da Cidade do Recife, como tema. Instagram: @manecoborges.

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.