Luzes neon, clima etéreo, várias camadas de estetização do passado, uma nostalgia deslocada e idealizada. Apuro nos graves, batidas desaceleradas, sintetizadores analógicos ou simulando a sonoridade analógica, vocais (quando existem) sussurrados. Emulações de trilhas sonoras de filmes e de videogames dos anos 1980.

Músicas de Sexta: shows gringos do primeiro semestre

Esse é o meio do caminho para entender o Retro Wave, o Vapourwave e o Synthwave, gêneros ligados à música pop e eletrônica, surgidos dos anos 2000 pra cá, que buscam traduzir um fascínio nostálgico de uma ideia de passado – mais do que o passado histórico em si. Bem mal dito e explicado, é como se os artistas atuais utilizassem as técnicas e tecnologias de hoje para soarem como algo velho.

Essa é a pegada da playlist dessa semana e, também, da WavvvE #2, festa  que vai rolar neste sábado (24) no Pub do Barchef, em Casa Forte, comandada por Guilherme Gatis (este que vos escreve) e por Patricktor4 – que fez uma participação especial na lista de hoje, recomendando algumas músicas e artistas.

O propósito desta seleção é servir de esquenta para a WavvvE – a festa é gratuita, já disse? –  e apresentar nomes como Neon Indian, Toro y Moi, Pikachunes, VHS Dreams, Chromatics, Future Girlfriend, Com Truise e levar vocês para essa simulação de algum momento perdido entre 1975 e 1995 que, de fato, nunca existiu.

Entra na onda e boa viagem!

MS #72