Pode ser que esteja chovendo agora, pode ser que não. Abril tem dessas coisas, a chuva que em março ensaia chegar pode ou não vir nesse tempo cada vez mais maluco e  imprevisível que a gente vive.

Músicas de Sexta: essa é pra tocar no rádio

O fato do Recife ter suas “duas estações”, chover muito ou sol e calor, muitas vezes ambas no mesmo dia, interfere muito no nosso humor: como lidar com um dia que passa todo ensolarado se no final da tarde, hora de ir pra casa, vem aquele toró? Como se organizar para a guerrilha urbana de enfrentar as ruas cheias d’água logo de manhã cedo, se às 10h já deu praia e o sol tá de matar?

Jorge Mautner tem uma música linda que conclama e comemora a beleza das chuvas:

“Você sabe o que é a chuva meu bem
É uma princesa que cai do céu
É a tristeza em forma de véu

Quando os teus cabelos
Forem iguais aos cabelos da chuva, meu amor
Então vou gritar de felicidade porque
Gosto muito da chuva e de você, e de você.”


Chuva Princesa faz parte desse disco de Mautner, Pra Iluminar a Cidade, de 1972, um dos clássicos dele, que a gente indica demais!

A gente sabe que não sabe ainda se a chuva vem ou não – talvez uma lista com “músicas para ouvir num dia chuvoso” fosse mais pertinente lá pra junho ou julho. Mas nós aqui do Músicas de Sexta curtimos essa vibe chuvosa, esse mood peculiar do céu nublado.

Nas músicas pra quando seus cabelos forem iguais aos cabelos da chuva a gente trouxe Kings of Convenience, os pinguinhos de Domenico Lancelotti, Sufjan Stevens, Elliott Smith, Leonard Cohen, o céu de abril do Jesus and Mary Chain, REM, Rita Lee, Devendra Banhart, Nick Drake, Little Joy e outras galeras mais que gostam muito da chuva – e de você. <3

MS #78