Sexta, 7 de setembro, Dia da independência do Brasil e a gente aproveitou o mote nacionalista (cof, cof) para montar, com a ajuda do DJ e pesquisador musical Rodrigo Coutinho, o DJ Nego Nu, nossa playlist e também o programa de rádio que vai ao ar  às 20h, na Frei Caneca FM (101.5).

Rodrigo tem uma vasta coleção de discos de vinil e uma paixão ainda mais específica, os compactos: discos pequenos, com 15 cm e, geralmente, uma música de cada lado, que servia como uma espécie de preview dos LPs.

OUÇA TAMBÉM

Músicas de Sexta: tudo tranquilo, na maciota!

Músicas de Sexta: o indie do país Recife!

O trabalho de garimpagem e procura dele envolve pesquisas na internet, compras em sebos e lojas especializadas de todo o mundo com um foco bem específico: o som brasileiro pouco conhecido das décadas de 1960 e 1970.  Grupos e artistas que passaram a jovem guarda em um filtro ainda mais roqueiro e com o auxílio da guitarra fuzz, traduziram e deram novas caras aos sons que captavam, com restrições e dificuldades, dos sucessos e tendências da época.

Daí, a gente chamou Rodrigo pra conversar sobre suas relações com esse tipo específico de colecionismo musical e também apresentar muitos sons de compactos que são considerados raridades: alguns deles a gente não consegue encontrar nem no Youtube.

Por isso, fica desde já o convite: sintonize 101.5 FM às 20h ou acesse www.freicanecafm.org para ouvir online, em tempo real. Você também pode procurar, mais tarde, o programa no nosso Mixcloud (www.mixcloud.com/musicasdesexta) pra sacar a entrevista completa com o Nego Nu.

Pra já ir sacando o que a gente preparou pra rádio, confere a playlist abaixo que, excepcionalmente, foi montada no Youtube, já que muitos dos artistas não estão acessíveis na plataforma que usamos normalmente, o Spotify.