No dia 29 de agosto se comemora o Dia da Visibilidade Lésbica em todo o Brasil. E em alusão à data, um mutirão de serviços será oferecido, nesta terça (29) e quarta (30), a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, no Centro Municipal de Referência LGBT do Recife, localizado no bairro Boa Vista, Centro do Recife.

Das 8h às 17h desta terça (29), no “Balcão da Cidadania” – com atividades promovidas pela Gerência de Livre Orientação Sexual da Prefeitura do Recife (GLOS) – o público LGBT terá realização exames, emissão de documentos, cadastro no Sistema Único de Emprego e oficina de grafitagem.

No local, o público poderá tirar segunda via de RG e das certidões de nascimento e casamento; e também receber orientação jurídica.

Para quem está em busca de um emprego, poderá se cadastrar no Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife); levar currículos para participar do processo seletivo da empresa de telemarketing Contax e se cadastrar na Rede Monalisa – plataforma que conecta trans e travestis ao mercado de trabalho.

O público poderá retirar 2ª via de documentos como RG (Foto: Reprodução/TV Jornal)

Serviços de saúde também serão oferecidos: aferição de pressão, medição de glicose, emissão do cartão do SUS, distribuição de preservativos, além da realização de uma roda de conversa sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Já na quarta (30), às 14h, acontece o mutirão de retificação de nome e sexo no registro no registro civil, voltando à população trans que deseja passar a usar o nome social em sua documentação.

Também como parte da programação, nesta quinta (31), às 9h, acontece a Oficina de Gênero e Diversidade nas Escolas, que será realizada na Escola Profissionalizante São José (Rua Coelho Leite, s/n, Santo Amaro).

O Centro de Referência LGBT do Recife fica na Rua dos Médicis, 86, Boa Vista.

SERVIÇO

Terça (29), das 8h às 17h: mutirão de serviços
Quarta (30), às 14h: mutirão de retificação de nome e sexo no registro civil
Centro de Referência LGBT | Rua dos Médicis, 86, Boa Vista

Quinta (31), às 9h: Oficina de Gênero e Diversidade nas Escolas
Escola Profissionalizante São José (Rua Coelho Leite, s/n, Santo Amaro)