A Nuvem Produções chega aos seus seis anos de existência e, nesta quarta (30), celebra a data com uma exposição da multiartista Joana Gatis, Las Gitanas Savages. Será a partir das 18h, no Wow Vegan Club, no bairro da Boa Vista. A noite terá discotecagem de Evandro Q?

A comemoração contará também com a exibição do média-metragem Soledad, dirigido por Joana – em parceria com Flávia Vilela e Daniel Bandeira – , e do segundo vídeo da Nuvem – de uma série de sete – que traz artistas pernambucanos falando sobre suas obras. Quem protagoniza este é a própria Joana Gatis.

A série de vídeos, com captação e edição de Sâmia Emerenciano e Maria Clara Dantas, faz parte do projeto do portal Nuvem 2.0, lançado em maio último, com incentivo do Funcultura. “O portal é uma plataforma de divulgação de artes visuais e dos artistas, tanto os que trabalham conosco como outros também”, diz.

No portal, é possível ter um mapeamento de artistas e espaços de arte disponíveis para quem quer conhecer o que vem sendo feito nessa área, com um cadastro aberto para quem quer divulgar seu trabalho. “É uma espécie de portfólio aberto”, destaca Cláudia.

Cláudia Aires e Guga Marques são os nomes à frente da Nuvem Produções (Foto: Sâmia Emerenciano)

Exposição e filme

Joana Gatis é a convidada especial desta celebração dos seis anos da Nuvem Produções. Ela traz ao Recife a sua exposição Las Gitanas Savages, já exibida em São Paulo. Nas imagens, a figura feminina ganha seus naturais contornos eróticos, que, por vezes, vão de encontro aos padrões vigentes.

“Nós mulheres somos muito proibidas de expressar o que sentimentos, nossos desejos sexuais, desapontamentos. Somos muito educadas para aguentar. Meu trabalho tenta mostra esse outro lado, que não é o da mulher muito boazinha”, conta Gatis. “É um traço da minha personalidade, que eu compartilho. Eu sou assim. É como se fosse uma missão”, continua a artista.

Na ocasião, o público poderá ver o novo desenho em uma das paredes do Wow Vegan Club, feito por Joana, especialmente para o evento. “Deu vontade de sair pintando mundo todo, pintar um monte de ‘safadeza’ para todo mundo olhar e se sentir mais feliz”, diz a artista.

O filme Soledad será exibido pela primeira vez fora do circuito de festivais. A película dialoga diretamente com a expressão artística comum a Joana, onde a mulher, figura de empoderamento, toma as rédeas do seu destino, num farwest pernambucano que traz a vingança como um prato que se come ainda bem quentinho.

Confira o trailer de Soledad:

Nuvem

Com um trabalho dedicado a promover as artes visuais – em especial a street art – , desde 2011 a Nuvem Produções preenche uma lacuna na promoção e agenciamento voltado exclusivamente aos artistas dessa área.

A Nuvem elabora e executa projetos por meio de leis de incentivo à cultura, elabora exposições e comercializa a venda de produções artísticas, através de venda direta, encomendas e da sua loja virtual.

Possui um casting que gira em torno de oito a 15 artistas não só de Pernambuco, mas de outros estados do Nordeste.

Entre as diversas marcas da Nuvem na cidade, a presença 5 artistas urbanos locais, que criaram obras exclusivas para a decoração do Carnaval do Recife, neste ano.

SERVIÇO
Seis anos de Nuvem Produções + Exposição Joana Gatis
Quarta (30), a partir das 18h
Wow Vegan Club | Rua do Sossego, 179 – Boa Vista
Informações: (81) 9 8175-7208