Com sete anos de sua montagem inicial, a peça O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas, da Trupe Ensaia Aqui e Acolá, está de volta aos palcos, em temporada ao longo do mês de novembro – aos sábados (20h) e domingos (19h) –, na Cênicas CIA de Repertório, no Bairro do Recife.

Esta temporada do espetáculo traz novidades: a peça ganha uma nova cena. “Sempre que vamos reapresentar Clotilde, fazemos uma preparação prévia em que buscamos aprimorar cenas, trazer novidades e recontextualizar algumas falas. O número de pessoas que comparece para rever o espetáculo é grande e, por isso, buscamos sempre trazer novidades”, diz Iara Campos, atriz e produtora da Trupe.

O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas é inspirado no folhetim A Emparedada da Rua Nova, escrito por Carneiro Vilela, entre 1909 e 1912. Conta a história de Clotilde, que foi emparedada viva pelo pai, o comerciante Jaime Favais, como castigo por engravidar do galante Leandro Dantas.

A peça, por sua vez, é uma adaptação do escrito original e passou algumas adaptações alterações: reviravoltas e um novo desfecho para o casal que viveu um amor proibido no Recife do século XIX.

TRUPE ENSAIA AQUI E ACOLÁ – Formada em 2006 por ex-alunos do pesquisador pernambucano Marco Camarotti, o grupo teatral focou suas primeiras produções nas modalidades teatrais consideradas marginalizadas de acordo com a teoria de Camarotti: o teatro para a infância e a juventude, o circo-teatro e o teatro folclórico.

Além de Clotilde, a Trupe já levou para os palcos o espetáculo infantil Rififi no Picadeiro, o solo de dança Microclima, que trabalha a questão da claustrofobia e dos desconfortos dos espaços urbanos áridos, e Machuca, espetáculo-denúncia contra as violências e formas de opressão contra a mulher.

SERVIÇO
O Amor de Clotilde por um Certo Leandro Dantas
Sábados e Domingos de novembro
Cênicas CIA de Repertório | Rua Vigário Tenório, 199 (2°andar, sala 201) – Bairro do Recife
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)