Começa, no próximo sábado (26), um dos festivais de teatro mais aguerridos no sentido de propor reflexões ao público: o Trema! levará a vários palcos da cidade 12 sessões de espetáculos (nacionais e locais), atividades reflexivas, pedagógicas e lançamentos de publicações.

Ao longo de nove dias – até 3 de junho –, os espetáculos acontecerão no Centro Apolo-Hermilo, Teatro Arraial Ariano Suassuna, Teatro Marco Camarotti (SESC Santo Amaro) e ruas do Recife.

Além disso, em parceria com a Fundação de Cultura de Camaragibe, apresentará uma das peças da programação (DNA de Dan) e uma oficina Teatro Documentário Contemporâneo Ibero-americano.

Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA do Trema!

Espaço Experimental: dança, cultura e movimento no coração do Recife

“DNA de Dan” será apresentada em Camaragibe (Foto: Victor Nomoto)

O festival abre, neste sábado (26), com a apresentação do espetáculo Mata Teu Pai, da Cia Omondé (RJ). Com texto escrito pela mineira Grace Passô, a peça traz a atriz Debora Lamm, que recorre ao mito de Medeia, questionando valores atuais, como o feminismo e o preconceito.

A curadoria do Trema! se amparou em “narrativas para uma humanidade em extinção”. ¨Obras que trazem consigo a urgência de reflexão em torno do estagio atual de nossa humanidade. Estamos em via de extinção e diferentemente de situações anteriores, nós seremos os culpados¨, diz Pedro Vilela, curador do evento.

“Altíssimo”, solo de Pedro Vilela, é um dos destaques locais do Trema! (Foto: Danilo Galvão)

Além de Mata Teu Pai e DNA de Dan, o Trema! traz os nacionais O Pequeno Príncipe Preto, A Invenção do Nordeste e O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu.

Da safra local, compõem a programação os espetáculos Solo de Guerra, Luzir é Negro!, Alguém pra Fugir Comigo e Altíssimo.

Os ingressos estão à venda no sympla e custarão R$ 15 (valor antecipado – observar validade do lote na hora da compra).

Outras atividades

Em parceria com a Revista Continente, o Trema! realizará um debate sobre o tema ¨Representatividade Trans e Corpos Dissidentes¨, com Renata Carvalho, Aurora Jamelo, Dandara Preciado e Dante Olivier, e mediação da jornalista Olívia Mindêlo.

Serão realizadas quatro oficinas gratuitas:
Mata teu pai | 24 e 25 de maio;
Perguntas para a crítica no Brasil contemporâneo | 28 a 30 de maio;
Da cidade à cena: texto, vídeo e atuação a partir de elementos do real | 31 de maio e 1 de junho
Teatro Documentário Contemporâneo Ibero-americano | 2 e 3 de junho.

O eixo reflexivo do festival ainda trará lançamentos de duas edições da TREMA! Revista de Teatro (edições da censura e da evangelização) e lançamentos dos livros Mata teu Pai, de Grace Passô, e Pasolini, do Neorrealismo ao Cinema Poesia, de Davi Kinski.

Trema! Festival de Teatro
? 26 de maio a 3 de junho
? Programação completa no www.tremafestival.com.br
? R$ 15 (antecipado), à venda no sympla *verificar data de validade do lote antecipado