Neste comecinho de ano, uma opção diferente para movimentar as férias dos adolescentes: o TRELA – Escola de Audiovisual realizará uma oficina de iniciação ao cinema para jovens dos 14 aos 17 anos. As aulas serão realizadas no Portomídia e na Caixa Cultural, ambos no Bairro do Recife, de 8 a 12 de janeiro.

Durante a oficina, os alunos irão viver a experiência de um set de filmagem e irão conhecer as principais áreas do audiovisual, com noções gerais sobre: roteiro, direção, fotografia, direção de arte, produção e edição de vídeo.

“Durante a oficina, os alunos serão convidados a assumirem algumas dessas funções para experimentá-las na prática. Então, cada aluno vai ter a chance de exercitar uma dessas habilidades durante as aulas”, diz Txai Ferraz, que, junto com Vinicius Gouveia, irá ministrar a oficina.

Portomídia (Foto: Divulgação)

Num estado onde o audiovisual é fértil e conta com nomes de peso no circuito nacional de cinema, para Txai, as oficinas podem estimular para que novos realizadores surjam. “Nosso projeto nasce para incentivar trajetórias e despertar o interesse para o audiovisual não apenas como profissão, mas também como forma de ver o mundo”.

Para se inscrever

As inscrições vão até esta quinta (4). Para participar, é preciso enviar email para trelaaudiovisual@gmail.com, com nome e telefone do adolescente, além de responder a pergunta “Por que quero participar da oficina?”.

Após uma pré-seleção, os alunos escolhidos serão convidados a efetivarem sua inscrição pagando uma taxa de participação de R$ 50.

TRELA – Tem apoio do Portomídia – Porto Digital, da Caixa Cultural Recife e do Sympla. A oficina será ministrada por Vinicius Gouveia e Txai Ferraz, que somam formações em Cinema e Audiovisual na UFPE, New York (EUA), Rennes II (França), Canal Futura (Rio de Janeiro), além de experiência em produção de festivais, filmes e séries de TV.