Numa parceria entre a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, a primeira ópera do italiano Gioacchino Rossini, O Contrato de Casamento, terá uma apresentação nesta terça (3), às 20h, no Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife.

O espetáculo é baseado na comédia de Camillo Federici e será encenado por integrantes da Academia de Ópera e Repertório da UFPE, sob direção artística e regência do maestro Wendell Kettle. O acesso é gratuito, com retirada dos ingressos a partir das 19h, na bilheteria do teatro.

Maestro Wendell Kettle (Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE)

A ópera O Contrato de Casamento foi escrita por Rossini quando ele tinha apenas 18 anos, e estreou no dia 3 de novembro de 1810, em Veneza (Itália). A obra, que tem 50 minutos de duração, já foi encenada no mundo inteiro.

“Escolhemos essa ópera porque ela é muito boa para se trabalhar a questão da formação de púbico, por ser uma história leve”, explica Wendell Kettle. “Para o público que nunca foi a uma ópera, será um ótimo exercício de familiarização”, destaca. No mesmo dia, às 16h, haverá uma sessão especial e exclusiva para professores e estudantes de seis escolhas da rede estadual de ensino.

A ÓPERA – Na trama, encenada em 16 cenas, o negociante canadense Slook viaja até a Inglaterra para conhecer a futura esposa, encomendada para Tobias Milque, por meio de uma carta e uma nota promissória.

As confusões começam quando os criados de Tobias contam à sua filha Fanny que ela será oferecida como esposa. Só que a jovem está apaixonada por Edward Milford. O casal resolve ameaçar Slook para desistir da negociação. Quem assina a direção cênica da apresentação é Rose Mary.

SERVIÇO
O Contrato de Casamento, de Gioacchino Rossini
com a Sinfonieta e Coro de Solistas da Academia de Ópera e Repertório da UFPE
Terça (3) de outubro , às20h
Teatro de Santa Isabel | Praça da República, s/n – Santo Antônio
Entrada gratuita (com retirada dos ingressos a partir das 19h, na bilheteria do teatro)