Nesta terça (8), às 19h30, a Orquestra Criança Cidadã (OCC) realizará concerto gratuito na Caixa Cultural Recife, no Bairro do Recife, com repertório que, entre diferentes compositores, irá trazer clássicos do paraibano Jackson do Pandeiro. Diferentemente do que publicamos inicialmente, o evento acontece apenas na terça (8). Na quarta (9), não há apresentação.

A apresentação, que faz parte da Temporada 2017 da OCC, acontece no teatro da Caixa Cultural e os ingressos serão distribuídos a partir de uma hora antes do espetáculo.

Sob a regência do maestro Nilson Galvão Jr, as meninas e meninos da OCC irão apresentar, ainda, três peças clássicas: do compositor austríaco Joseph Haydn; do compositor e violinista tcheco Josef Suk; e do pernambucano Nilson Lopes, regente da Banda Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda.

Serão também de Nilson Lopes os arranjos do “momento homenagem” do concerto da OCC: clássicos do “Rei do Ritmo”, o músico paraibano Jackson do Pandeiro, que ganharão versões para orquestra.

A Orquestra

Reconhecida mundialmente pela ONU, em 2010, como uma boa prática de inclusão social, a Orquestra Criança Cidadã existe desde 2006, quando formou seu primeiro núcleo, no bairro do Coque, na região central do Recife.

É um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) que visa ao resgate social de crianças carentes através da música. A OCC atende a 360 jovens (230 no Coque, 100 no Ipojuca e 30 em Igarassu), entre 6 e 21 anos.

Os alunos recebem aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria e percepção musical, flauta doce e canto coral, além de instrumentos de sopro – flauta transversa, oboé, clarinete, trompa e fagote.

O programa conta, ainda, com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.

Entre atividades extracurriculares oferecidas, estão intercâmbios para a Europa, direcionados aos alunos de destaque. A Orquestra Criança Cidadã já enviou alunos para estudar música na Polônia, Áustria, República Tcheca, Alemanha e México.

Em pouco mais de uma década de existência, recebeu mais de 20 prêmios, incluindo o Caixa Melhores Práticas em Gestão Local.

Fonte: Site da Orquestra Criança Cidadã

 

SERVIÇO
Orquestra Criança Cidadã na Caixa Cultural Recife
Caixa Cultural Recife | Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife
Terça (8), às 19h30
Ingressos gratuitos
*distribuição a partir de uma hora antes do espetáculo
Informações: (81) 3425-1915