Responsável por emocionar plateias mundo afora, a Orquestra Criança Cidadã (OCC) Meninos do Ipojuca realiza um concerto especial nesta quarta (19), às 19h30, na Caixa Cultural Recife, no Bairro do Recife.

Sob a batuta do maestro Márcio Pereira, os 48 alunos do núcleo localizado no distrito de Camela, em Ipojuca – a OCC também conta com alunos na comunidade do Coque, no Recife, e no município de Igarassu –, apresentarão clássicos da música erudita mundial e local.

O concerto abre com Eine kleine Nachtmusik (Pequena Serenata Noturna), de Mozart. Em seguida, executam três obras do período barroco, compostas por Antonio Vivaldi e por Georg Philipp Telemann.

No concerto, a OCC Meninos do Ipojuca também fará uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna, com duas peças de integrantes do Movimento Armorial: Israel, de Benny Wolkoff, e Mourão, de César Guerra-Peixe e Clóvis Pereira.

A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos a partir das 18h30, na bilheteria da Caixa Cultural Recife.

A Orquestra

Reconhecida mundialmente pela ONU, em 2010, como uma boa prática de inclusão social, a Orquestra Criança Cidadã existe desde 2006, quando formou seu primeiro núcleo, no bairro do Coque, na região central do Recife.

É um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) que visa ao resgate social de crianças carentes através da música. A OCC atende a 360 jovens (230 no Coque, 100 no Ipojuca e 30 em Igarassu), entre 6 e 21 anos.

Os alunos recebem aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria e percepção musical, flauta doce e canto coral, além de instrumentos de sopro – flauta transversa, oboé, clarinete, trompa e fagote.

O programa conta, ainda, com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.

Entre atividades extracurriculares oferecidas, estão intercâmbios para a Europa, direcionados aos alunos de destaque. A Orquestra Criança Cidadã já enviou alunos para estudar música na Polônia, Áustria, República Tcheca, Alemanha e México.

Em pouco mais de uma década de existência, recebeu mais de 20 prêmios, incluindo o Caixa Melhores Práticas em Gestão Local.

Fonte: Site da Orquestra Criança Cidadã