Um dos maiores e mais inovadores poetas brasileiros do século 20, o poeta curitibano Paulo Lemiski é tema de mostra literária que aporta, nesta segunda (26), no SESC Santa Rita, no bairro de São José.

A Mostra Literária Paulo Leminski conta com 16 ilustrações produzidas pelo artista plástico Fabio Dudas, que dá materialidade e interpretação aos poemas de Paulo Leminski, por meio da pintura. A exposição ficará aberta ao público até o dia 16 de abril, com visitação gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 21h.

A abertura nesta segunda, nos entanto, será às 19h, com uma roda de conversa, que acontece no Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira do SESC Santa Rita, e que terá como convidados os professores da UFPE Eduardo Gonçalves e Cristina Almeida.

Pequeno guia do Centro do Recife em uma tarde e com menos de R$ 50

O projeto é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, que tem circulado pelo país desde o ano passado e já passou por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará.

Paulo Leminski – Nascido em 1944, em Curitiba (PR), foi um dos poetas mais importantes de sua geração. Com uma poética popular, apesar de profunda e complexa, o escritor também atuou como crítico literário, tradutor e professor, construindo uma obra de concisão, irreverência, coloquialidade e rigor na estrutura textual.

Leminski misturava todos esses elementos se apropriando dos recursos visuais da publicidade, dos provérbios e trocadilhos populares, além da poesia concretista. Aos 44 anos, o poeta morreu, em junho de 1989, na capital do Paraná.

Mostra Literária Paulo Leminski
SESC Santa Rita | Rua Cais de Santa Rita, 156 – São José
Abertura: Segunda (26), às 19h
Período: 26 de fevereiro a 16 de abril
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h
Entrada gratuita
Informações: (081) 3224-7577