Quando, em 1970, seu Horácio Amorim chegou ao número 240 da Rua Imperatriz Tereza Cristina, no miolo da Boa Vista, ali já funcionava uma padaria. “Era uma padaria bem velhinha, toda de madeira”, relembra o português. Ele fez uma grande reforma – já foram três desde então – e deu a cara que a Padaria Imperatriz, inaugurada lá em
1897, tem hoje.

Leia também:

A Fábrica e sua impressionante pizza de 1kg

Pizza Bar Sabor do Bonfim tem arte e forno a lenha

Naquela mesma década, ele não sabe precisar bem o ano, trouxe de São Paulo o carro-chefe do estabelecimento: a deliciosa e simples pizza de queijo, feita com massa grossa e molho de tomate. E nada mais.

Pizza de queijo x pizza de calabresa: o segredo da Imperatriz está na simplicidade (Foto: Carol Santos)

À primeira vista, não se entende a fama da pizza: é nada atraente, com suas bolhas de ar e queijo espalhado a esmo. Na primeira mordida, já fica claro porque é uma espécie de patrimônio afetivo-gastronômico do Centro do Recife e foi tema até de artigo acadêmico .

Custa honestos R$ 5,50 o retalho (preço conferido em agosto de 2017). A receita, seu Horácio não revela. “Não sei como é feita, mas não tem segredo”, despista. Durante mais de quatro décadas e até novembro passado, a pizza de queijo reinou absoluta. Desde então, divide as atenções com a novata pizza de calabresa.

Diversificação para alavancar o cardápio em tempos de crise. “O comércio da Rua da Imperatriz foi muito afetado. O povo sem dinheiro não compra. Tenho fé que o comércio aqui vai voltar a ser o que era”, lamenta.

Outra resistência que a crise quebrou foi que, há alguns meses, a padaria finalmente passou a aceitar cartões de débito e crédito. “Era isso ou fechava”, diz seu Horácio.

A padaria Imperatriz teve que se adequar aos tempos de crise (Foto: Carol Santos)

Todos os produtos da Imperatriz são feitos lá mesmo. E olhe que são centenas de itens, como sanduíches, doces, tortas, salgados e pães. Depois da pizza, é o pão que é mais vendido. “Ele é feito no jeito antigo. Não estraga: aguenta oito dias”, garante seu Horácio.

Funcionando das 6h da manhã até as 19h30 de segunda a sexta-feira (nos sábados, fecha meia hora mais cedo), a padaria Imperatriz conta com alguns funcionários que estão lá há 40 anos.

“Não gosto de trocar muito”, diz seu Horácio, ele mesmo ainda batendo ponto de segunda a sábado, assim que a padaria abre.

Padaria Imperatriz
Rua Imperatriz Tereza Cristina, 240, Boa Vista – Centro do Recife
Telefone: (081) 3231-3793
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h30
No sábado, abre às 6h e fecha às 19h