Clima e tempo têm definições diferentes. Clima é permanente, o tempo é o estado momentâneo da atmosfera. Para escolher a roupa do dia seguinte, decidir se coloca o guarda-chuva na bolsa e até marcar um evento, é normal consultar as informações do tempo que os meteorologistas pesquisam e atualizam a todo instante. Além de informar sobre o tempo, as aplicações da meteorologia são estratégicas para diversas áreas de estudo como agronomia, geologia e oceanografia, em especial na aferição dos impactos causados pelo avanço das mudanças climáticas.

Leia também:

Fotógrafo amador registra surfe na Praia de Zé Pequeno em Olinda

Paulo Moura: de Boa Viagem para a elite do surfe mundial

Com expertise em previsão de ondas e ventos, a plataforma Surfguru, integrante da atual turma de Incubação do Porto Digital, promove o evento Mudanças Climáticas e a Internet de Nós, que será realizado na próxima segunda-feira (30), das 14 às 18h, no auditório do Apolo 235, no bairro do Recife Antigo.

Faça a sua inscrição gratuita em: http://bit.ly/MudançasClimaticaseInternetdeNos

O evento vai contar com a participação da pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco e também Doutora em Recursos Hídricos, Francis Lacerda, e do Phd em Meteorologia do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Paulo Nobre, parceiros de pesquisas e projetos há mais de duas décadas, inclusive pioneiros em atuação de monitoramento e modernização de sistemas para detectar as mudanças climáticas na Região Nordeste.

O neologismo “Internet de Nós”, explica Paulo Nobre, “é o nome dado para a rede de confiança entre pessoas com objetivos e ideias em comum”. Conceito que é fundamental para entender a teia de informações que acontece nos “bastidores” das previsões e pesquisas meteorológicas.

“A meteorologia foi a primeira ciência que reconheceu a importância da rede de informações globais, simultâneas para a elaboração das previsões do tempo e, posteriormente, para o estudo e previsões das mudanças climáticas globais”, ressalta o pesquisador.

“Francis Lacerda e Paulo Nobre são meteorologistas que sempre trabalharam com essa questão das mudanças climáticas aliada à modernização, à tecnologia. Será uma grande oportunidade de entender um pouco sobre esses fenômenos que acontecem em todo o mundo”, comenta Gustavo Roque, diretor comercial e marketing da equipe do Surfguru.

Mudanças Climáticas e a Internet de Nós
Apolo 235 – Rua Apolo 235, Bairro do Recife – Entrada na Rua do Observatório
30 de julho de 2018, das 14h às 18h
Inscrições gratuitas em: http://bit.ly/MudançasClimaticaseInternetdeNos