O Porto Digital está na rota da Mostra Cinema Atual Español 2017. Entre os dias 25 e 29 deste mês (de segunda a sexta), o auditório do Apolo 235 vai exibir cinco filmes da nova produção espanhola. As sessões estão marcadas para às 19h e a entrada é gratuita, mas sujeita à lotação.

Entre os filmes que fazem parte da Mostra, estão ‘Truman’ (2015), que tem no elenco o ator argentino Ricardo Darín (foto); o documental ‘Nem tudo é vigília’ (2015), que apresenta a história de amor de um casal de idosos que, por conta da saúde frágil, já não podem cuidar um do outro; e ‘Noite de verão em Barcelona’ (2013), obra filmada em catalão e espanhol.

Os longas serão exibidos em versões originais, e a ideia é demonstrar a diversidade cultural e linguística da Espanha e suas diferentes Comunidades Autônomas.

Recife é uma das 13 capitais brasileiras que receberá a mostra, uma colaboração do Instituto Cervantes do Recife com o Escritório Cultural da Espanha no Brasil e a Sociedade Cultura Brasil-Espanha.

Confira abaixo a sinopse das produções e participe!

Segunda, 25/9
**Truman (TRUMAN), Cesc Gay, 2015, 103 min. Classificação: 14 anos
Versão original em espanhol, legendado em português.
Julián, um ator cinquentão, fez o que queria durante toda a sua vida. Agora, doente, pensa fazer o mesmo em relação à sua morte. Enquanto Julián organiza o seu próprio final, Tomás, seu melhor amigo, chega do Canadá de surpresa. Durante quatro intensos dias, os dois amigos vivem situações peculiares, inesperadas e cômicas entre idas e vindas pela cidade.

Terça, 25/9
**A minha grande noite (MI GRAN NOCHE), Álex de la Iglesia, 2015, 93 min. Classificação: 18 anos
Versão original em espanhol, legendado em português.
Centenas de pessoas passam enclausuradas uma semana e meia, dia e noite, em uma gravação de um programa especial de ano novo em pleno agosto. Fingem rir, festejando estupidamente a falsa chegada do novo ano.

Quarta, 26/9
**Felizes 140 (FELICES 140), Gracia Querejeta, 2014, 98 min. Classificação: 12 anos
Versão original em espanhol, legendado em português. 
Elia faz 40 anos e, para celebrar, reúne amigos e familiares em uma luxuosa de uma zona rural. Tem algo muito importante para dizer-lhes: que é ganhadora do prêmio de 140 milhões que a loteria europeia Euromillión sorteou esta semana. O que a princípio parecia alegria compartilhada começa a se transformar em uma série de armações para tentar ficar com o dinheiro da sortuda.

Quinta, 27/9
**Nem tudo é vigília (NO TODO ES VIGILIA), Hermes Paralluelo, 2015, 98 min. Classificação: 14 anos
Versão original em espanhol, legendado em português.
Antonio e Felisa vivem juntos em um pequeno povoado há mais de 60 anos. Com a saúde cada vez mais frágil, suas forças começam a fraquejar e os impedem de cuidar um do outro. Com uma ameaça aparece no horizonte, há a possibilidade de mudarem para um lar de idosos.

Sexta, 28/9
**Noite de verão em Barcelona (BARCELONA, NIT D’ESTIU), Dani de la Orden, 2013, 96 min. Classificação: 14 anos
Versão original em catalão e espanhol, legendado em português.
Seis histórias de amor entrecruzadas que acontecem durante a noite do dia 18 de agosto de 2013 quando o cometa Rose cruzou a cidade de Barcelona oferecendo um espetáculo único que não se repetirá por séculos. A atmosfera que aquele cometa deixou naquela noite fez florescer algumas histórias de amor que têm Barcelona como palco.