Com a presença de palestrantes de várias partes do mundo, o Porto Digital vai sediar, de 4 a 6 de abril, o workshop da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP).

Aberto ao público e com inscrições disponíveis online, o evento da Divisão da América Latina da entidade trará ao Recife nomes como os espanhóis Josep Piqué e Luis Sanz, presidente mundial e diretor geral da IASP, respectivamente, o norte-americano Paul Krutko, vice-presidente da associação, e José Aranha, presidente nacional da Anprotec, além de representantes da Finep, de grandes companhias como Unilever e Wayra e de parques da América Latina.

Porto Digital: exposição traz paisagens sonoras de Belém a partir da quarta (28)

A programação internacional do workshop contará com mesas-redondas, conferências e palestras, além de espaços e momentos para facilitar o networking. Entre os participantes dos painéis e conferências estão membros do governo, academia e parques tecnológicos, além de investidores e startups. Confira aqui a programação completa.

Para o atual presidente da IASP para a América Latina e também presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, o evento – que tem como tema “Parques Tecnológicos: Conectores Locais de Ecossistemas Globais de Inovação” – tem o objetivo aproximar os diferentes e mais importantes parques tecnológicos do continente para debater tecnologia da informação, inovação e economia criativa, além de formas de financiamento, incubação, aceleração e cooperação internacional.

“Os parques tecnológicos podem ser grandes vetores de desenvolvimento, como no caso do Porto Digital no Recife. Com o workshop da IASP, queremos mostrar que esse crescimento está ligado a diversas temáticas importantes, como o papel de cidades empreendedoras e inovadoras, startups como fenômenos locais de alcance global, além de experiências internacionais”, comenta Francisco Saboya.

O Workshop da Divisão América Latina da IASP está sendo organizado pelo Porto Digital com apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicação, Governo do Estado de Pernambuco e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper).

Sobre a IASP

A IASP tem como missão ser a rede global de parques científicos e áreas de inovação para dirigir o crescimento, internacionalização e eficácia dos seus membros. Entre as atividades da entidade estão melhorar oportunidades de pesquisa e de negócio entre as organizações e auxiliar o desenvolvimento e crescimento de novos parques tecnológicos. O próximo encontro mundial da IASP ocorrerá em Isfahan, no Irã, entre os dias 2 e 5 de setembro.