De quinta (1º) a sábado (3), o Bairro do Recife vai respirar música, em suas mais variadas nuances: o mercado e negócios da música, inovações, distribuição, negócios e shows protagonizam a 8ª edição do Porto Musical, cuja programação irá se distribuir entre a Praça do Arsenal, os teatros Apolo e Hermilo Borba Filho e o Paço do Frevo.

O encontro internacional – que tem patrocínio da Natura Musical – envolve os diversos profissionais do setor da música de todo o mundo – músicos, produtores, programadores de casas de shows e festivais, donos de selos e distribuidoras, managers.

Todos se envolvem nesta experiência  através de discussões, palestras, oficina de criação, workshops, rodadas de negócios, shows, aproximando esses atores e gerando oportunidades de network e difusão, além de movimentar mais intensamente essa cadeia produtiva.

Rizomúsica: um portal voltado para a cadeia produtiva da música

Programação

A programação completa do Porto Musical será dividida em diversos blocos de interesse. O Contraporto, que acontecerá no Teatro Apolo, trará conversas sobre modelos sustentáveis e cenários possíveis da música, com a participação de pesquisadores, produtores e artistas. Viver de música, o mercado do brega e existência de vida musical foram do mainstream serão alguns dos assuntos abordados.

Juliano Holanda participa do “Contraporto”, nesta quinta (1º) (Foto: Divulgação)

Já o Bolo de Rolo e Café, no Paço do Frevo, oportunizará discussões sobre o mercado local, e o acesso será gratuito. As formas de fortalecimento desse cenário local, as leis de incentivo, gestão cultural em contextos tradicionais e a utilização dos espaços públicos e privados na difusão dessa produção serão o foco dos papos.

Também acontecem, no Teatro Hermilo Borba Filho, os seminários de formação, que irão aprofundar temas que dizem respeito ao mercado da música, como direitos autorais, distribuição física e digital de música, o uso estratégico das redes sociais em favor da difusão da música.

Oficina de criação também tem espaço na programação. O requisitado músico e produtor Kiko Dinucci ministra o workshop “Desmonto sua Cabeça”, que já começou hoje (31) e vai até o sábado (3).

Kiko Dinucci ministra a oficina “Demontando sua Cabeça” (Foto: Divulgação)

As rodadas de negócios – encontros com produtores, donos de selos e programadores de festivais do mundo todo para quem quer apresentar sua banda ou se apresentar como artista – acontecem nas tardes de quintas (1º) e sexta (2) no Teatro Hermilo Borba Filho.

Shows

A programação do Porto Musical, como não poderia deixar de ser, traz shows gratuitos para o público. Os day cases, que acontecem no início das tardes, no Paço do Frevo, são terão, como atrações na quinta (1º), Camila Ribeiro e Baile Frevo Roots e o duo Cláudio Rabeca e Gilú Amaral, e na sexta (2), o pianista Amaro Freitas.

Chico César encerra o Porto Musical, com show às 0h do sábado para o domingo, na Praça do Arsenal (Foto: Luiz Garrido)

O Som na Rural comemora 10 anos de existência e estará estacionado na Praça do Arsenal, abrindo três noites de shows ao ar livre, às 19h. Passarão por lá Zeca do Rolete (quinta, 1º), MC Ririca (sexta, 2) e Edgar (sábado, 3).

Fechando todas as noites, os showcases acontecerão em palco montado na Praça do Arsenal. Ao longo dos três dias, passarão por lá nomes como Isadora Melo, Jr. Back, Almério, Eddie, Barro, Mestre Galo Preto, Ifá e Chico César, que encerrará a programação, no sábado (3).

Inscrições

Ainda dá tempo de participar das atividades do Porto Musical – seminários, rodadas de negócios, conferências, debates. As inscrições estão abertas no site do Porto Musical e podem ser pagas no sympla e custam R$ 200.