O Portomídia vai marcar presença no Cine PE 2018. O tradicional festival de cinema, que este ano será realizado entre os dias 29 de maio e 4 de junho, no Cinema São Luiz, no Centro do Recife, terá o braço de economia criativa do Porto Digital como parceiro. Além do já conhecido troféu Calunga, as produções inscritas na Mostra Curta Metragem Pernambuco, também chamada de Mostra PE, concorrerão ao Prêmio Portomídia.

Chamada aberta para programa de residência artística no Portomídia

Ao todo, oito títulos estão concorrendo à premiação promovida pelo Porto Digital. Além do objeto físico, a ser produzido no Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (o LOUCo), o vencedor da categoria também será contemplado com 120 horas de estúdio para finalização de imagem e ou som. O prêmio Portomídia será concedido pelo próprio júri do festival.

(Foto: Divulgação)

Esta é a segunda parceria que o Portomídia firma com um grande festival local de cinema. Há dois anos o Prêmio Portomídia faz parte das premiações da Janela Internacional de Cinema. Em 2016, o filme Porteiro do Dia, de Fábio Leal, foi a produção contemplada. No ano passado O Olho e o Espírito, de Amanda Beça, foi a produção selecionada.

Formação e rodada de negócios

Além da premiação, o Portomídia também vai oferecer, junto com a Design Culture, o Workshop de Ilustração Digital Aplicada ao Ambiente Cinematográfico, ministrado pelo professor Erick Frantto. O curso fará parte da programação de atividades para o público geral, com inscrição feita exclusivamente na internet

“O Portomídia trabalha para fomentar o mercado de economia criativa aqui em Pernambuco. O Cine PE é um parceiro estratégico dentro do audiovisual, responsável pela exibição de diversas obras locais e nacionais. Sem a exibição você não consegue realizar a distribuição, uma das partes do processo mais afetada pela tecnologia. Então, queremos nos fazer presentes, mostrar um pouco do que a gente anda fazendo em relação à aprendizagem, qualificação, ajudando as pessoas a encararem seus filmes como um produto que faz parte de uma cadeia enorme em questão de pessoas envolvidas e importância à cultura do estado”, explica Leo Medeiros, Coordenador de Economia de Criativa do Porto Digital.

A parceria com o Cine PE ainda prevê uma série de encontros com foco no mercado audiovisual, com rodadas de negócios:  o Cine PE Mercado e Seminários, a ser realizado em novembro.

Neste ano, o Cine PE recebeu 503 inscrições, onde foram escolhidos os 36 filmes da edição 2018. As produções serão divididas em três mostras competitivas, uma gratuita e a exibição de filmes hors-concours. O evento homenageará a atriz Cássia Kis Magro e a cineasta pernambucana Kátia Mesel.

Confira os filmes que estão disputando o prêmio na Mostra PE:

– Seja Feliz, Ficção, Direção: Diego Melo, 7′
– Edney, Ficção, Direção:João Roberto Cintra, 15′
– Dia-um, Animação, Direção: Natália Lima, 2
– O Consertador de coisas miúdas, Animação, Direção: Marcos Buccini, 10’
– Uma Balada para Rocky Lane, Documentário, Direção:Djalma Galindo, 20’
– Cara de Rato, Ficção, Direção: Benedito Serafim, 20’
– Deep Dive, Ficção, Direção: Pedro Arruda, 3
– Frequências, Documento, Direção: Adalberto Oliveira, 19’ 

Prêmio Portomídia  no 22º Cine PE
Cinema São Luiz – R. da Aurora, 175 – Boa Vista, Recife
29 de maio a 04 de junho de 2018
Preço Único Meia-entrada R$ 5,00
Workshop de Ilustração Digital Aplicada ao Ambiente Cinematográfico com Erick Frantto
Hotel Nobile Suites Executive – Avenida Boa Viagem, 344 – Pina, Recife
02 e 03 de junho, das 14h às 18h
Inscrições gratuitas a partir de 14 a 25 de maio
Resultado no dia 28 de maio
25 vagas