Quem anda pelo bairro do Recife vê a história viva nos casarões, nas pedras das ruas e nos trilhos de bonde que cortam todo o bairro. Para quem gosta de passeios com conteúdo e curte conhecer a história da nossa cidade, uma boa pedida que o Recife Antigo oferece é a Sinagoga Kahal Zur Israel.

A sinagoga foi construída no século 17 durante o período de ocupação holandesa em Pernambuco (1630-1654). Os judeus vieram para cá fugindo da opressão religiosa que acontecia na Europa e fundaram aqui a primeira sinagoga das Américas. Depois da expulsão dos holandeses, o prédio onde funcionava a sinagoga foi demolido e, até bem recentemente, funcionava lá uma casa comercial de material elétrico.

LEIA TAMBÉM:

Acervo exclusivo do Mamam traz preciosidades das artes plásticas

7 museus para visitar de graça no Recife Antigo e Centro

Com o processo de revitalização do Recife Antigo e seus monumentos históricos, iniciou-se a escavação das casas do número 197 ao 203, na Rua do Bom Jesus, antigamente conhecida como Rua dos Judeus. Relíquias da sinagoga e de sua construção original foram encontradas. Em 2001, a Sinagoga foi aberta ao público
como museu.

Hoje, a construção oferece três andares de atividades: no térreo, uma exposição fixa que apresenta artefatos e curiosidades encontrados nas escavações e conta a história da presença dos judeus em Recife; no andar seguinte, há uma exposição sobre o Teatro Idiche em Pernambuco, uma das manifestações culturais mais importantes da
comunidade judaica que viveu aqui no século 20; e em seu último andar, uma réplica de como seria o local de culto original da sinagoga.

As paredes da sala de culto são da construção original do prédio e os visitantes podem escrever pedidos e colocar na parede como se costuma fazer no Muro das Lamentações, em Israel. O museu possui guias à disposição para tirar dúvidas e orientar a visita.

Serviço:
Sinagoga Kahal Zur Israel
Endereço: Rua do Bom Jesus, 197/203, Recife Antigo
Informações: (81) 3224-8351
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, domingo das 14h às 17h30
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia)