De 21 a 30 de agosto a Galeria de Artes Digitais do Apolo 235, prédio de incentivo ao empreendedorismo inovador e economia criativa do Porto Digital, recebe a exposição fotográfica Além dos Olhos, que reunirá fotos e objetos esculpidos em gesso.

LEIA TAMBÉM:

Onde estão as pessoas com deficiência na produção cultural? Vem que o Janela diz!

O material é resultado de uma oficina de fotografia para cegos também realizada no Porto Digital. Promovida como projeto de conclusão de curso da fotógrafa Cris Soares, Além dos Olhos reuniu três pessoas com deficiência visual que foram introduzidas nas técnicas de fotografia. Ao final do processo, cinco objetos comuns do dia a dia, como um guarda-chuva, foram registrados pelos alunos.

As fotografias foram reveladas e também esculpidas em gesso, com texturas, na fresadora do Laboratório de Objetos Urbanos Conectados, o LOUCo. Confira o processo:

“Nunca tinha participado de um projeto tão inovador. A flor foi o objeto que eu mais gostei de fotografar e, depois, vê-la no gesso maximizou o entendimento do objeto. A experiência foi de grande importância pra gente, mas também pras outras pessoas perceberem que temos a necessidade de realizar atividades múltiplas”, conta Luzia Eduarda, uma das participantes da oficina.

Arlindo Neto e Cris Soares, idealizadores do projeto (Foto: Divulgação)

Além dos cinco objetos fotografados pelos alunos, a exposição contará com uma sexta fotografia esculpida: a lua, escolhida para atender a uma curiosidade da turma.

“Queremos levar o Além dos Olhos para outras modalidades. A próxima etapa é passar das obras de gesso para maquetes, onde a imagem pode ser mais trabalhada, inclusive com as possibilidades permitidas pelo LOUCo”, explica Arlindo Neto, co-idealizador do projeto e maker.

Bate-papo

Na abertura da exposição, no dia 21 de agosto, será realizado, às 19h, um bate-papo entre o público, os participantes da oficina e a oficineira, sobre fotografia e acessibilidade. A entrada e participação no evento são gratuitas.

Exposição Além dos Olhos
Apolo 235 – Rua Apolo 235 (entrada na Rua do Observatório), Bairro do Recife, Recife – PE
21 a 30 de agosto – Abertura no dia 21, às 19h
Entrada gratuita