Música, substantivo feminino. Poesia, substantivo feminino. Canção, substantivo feminino. Algumas, dentre tantas outras formas artísticas de se expressar ao mundo são substantivamente femininas. E por que, em um universo dessa natureza, pouco ainda se via da participação das mulheres de forma ativa?

Esse falso paradigma cai por terra quando, da união de várias delas, surge o Sonora – Festival Internacional de Compositoras, que chega à sua segunda edição em 2017. O evento, que acontece em várias partes do Brasil e do mundo, chega ao Recife neste sábado (30) e domingo (1º), na Torre Malakoff, Bairro do Recife. A entrada é gratuita.

Confira PorAqui: fim de semana cheio de atrações no Centro do Recife

Com produção de Mayra Clara (cantora e produtora cultural), Ju Dolores (produtora cultural), Dani Falcão (produtora cultural) e Sofia Freire (cantautora), o Sonora reunirá mulheres artistas, criadoras, profissionais da cultural… elas que fazem rodar a engrenagem da arte nossa de cada dia, no estado e, também, fora dele.

No sábado (30), a programação começa às 16h, com a Roda de Diálogo “Valorização do trabalho criativo das mulheres, especialmente, na música”. Participarão as cantautoras Sofia Freire (Recife/PE) e Joana Knobbe (Natal/RN), a produtora Elayne Bione (Recife/PE) e a iluminadora Dara Duarte (Recife/PE).

A poetisa Joy Carlu participa do primeira dia do Sonora Recife (Foto: divulgação)

Na sequência, a poesia se fará presente com a participação da poetisa Joy Carlu (Moreno/PE). Em seguida, quatro cantautoras selecionadas apresentarão seus pocket-shows: Lady Laay (com participação de Mari Periférica), Joana Knobbe, Isadora Lubambo e Sabrina Carvalho. Encerrando o primeiro dia, show de Sofia Freire, com participação de Flaira Ferro.

O domingo (1º) começa também às 16h, com oficina de composição, com Joana Knobbe. Logo após, a violeira Laís de Assis traz a música instrumental ao palco do Sonora, que ganhará a voz de Mayra Clara, que participará com ela em uma das músicas.

Sofia Freire (esq.) e Flaira Ferro (dir.) dividirão o palco no Sonora Recife (Foto: Reprodução/Instagram)

Em seguida, mais uma rodada de cantauroras e grupos femininos selecionados pelos Sonora: Bianca Mota, Dona Del Coco, Abrealas e Donas. Para encerrar a programação, a batucada do Fórum de Mulheres de Pernambuco.

Confira a programação completa na Fanpage do Sonora Recife 2017.

Sonora

Um evento essencialmente feminino, onde a força motriz é o engajamento de diversas mulheres ao redor do mundo, com a missão fundamental de dar visibilidade a toda essa cadeia produtiva da arte que é dinamizada por elas.

O Sonora surgiu a partir da hashtag #mulherescriando, iniciativa da musicista Deh Mussulini (Belo Horizonte/MG), que ganhou o mundo, acompanhada de vídeos de mulheres cantando suas composições. A repercussão culminou num grupo de discussões na internet e, consequentemente, germinou a ideia da criação de um festival.

A primeira edição do Sonora aconteceu em 2016, com dezenas de shows em 21 cidades de seis países. Mais de 200 compositoras participaram, não somente apresentando seus trabalhos, mas estabelecendo conexões mais estreitas entre si, parcerias e oportunidades de trabalho.

A cantautora mineira Deh Mussulini criou a hashtag #mulherescriando, que acabou dando origem ao Sonora em todo o mundo (Foto: Reprodução/Facebook)

Produtoras, instrumentistas, técnicas de som, luz, roadies, jornalistas, arranjadoras, regentes, fotógrafas e demais profissionais envolvidas no universo fonográfico são participaram das edições em todo mundo, dando luz a esse protagonismo feminino em diálogo com o mundo.

O Sonora se tornou não somente uma vitrine de apresentação de artistas mulheres, mas também um espaço de reflexão sobre a atuação delas na cadeia produtiva da cultura ao redor do mundo, fortalecendo ainda mais essa presença.

No Brasil, o Sonora passou por Belo Horizonte (MG), Ouro Preto (MG), Passagem (MG), Mariana (MG), Rio de Janeiro (RJ), Volta Redonda (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Natal (RN), Brasília (DF), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Recife (PE), Porto Alegre (RS).

No exterior, as edições foram em Lisboa (Portugal), Buenos Aires (Argentina), Dublin (Irlanda), Montevideo (Uruguai) e Barcelona (Espanha).

SERVIÇO
Sonora Recife 2017
Sábado (30) e Domingo (1º), a partir das 16h
Torre Malakoff | Praça do Arsenal da Marinha, s/n – Bairro do Recife
Entrada gratuita