Foi em meados de 2011,  revezando o espaço com um estacionamento particular, que os amantes do samba viram nascer, na Rua Barão Barão de São Borja 36, o Quintal da Boa Vista.

Endereço certo dos bambas e apreciadores de uma boa roda de cavaquinho e pandeiro, o lugar oferece programação voltada ao samba de raiz com apresentação de grupos locais e nacionais no Centro do Recife.

LEIA TAMBÉM:

Original Boa Vista Style: 10 hábitos que só quem vive no Centro do Recife tem

Agora vai! Dê descanso a Santo Antônio com dicas de São José para desencalhar

Foto: Divulgação

Fruto do sonho empreendedor de Leno Simpatia, o Quintal da Boa Vista remete bem às origens do samba, quando pessoas se reuniam para cantarolar e tocar instrumentos. Hoje, o local, que foi estruturado para receber shows de samba e pagode, continua priorizando as reuniões entre cantores, compositores, músicos e o público, tendo o samba de raiz sua principal bandeira.

Foto: Divulgação

Fundo de Quintal, Alcione, Arlindo Cruz, Chrigor, Sombrinha, Leandro Leart, Cassiana Pérola Negra e Neguinho da Beija-Flor foram alguns dos sambistas já consagrados que passaram pelo Quintal ao longo dos seus sete anos de existência.

A simpatia que é a cara do Quintal

Foto: Divulgação

É com o largo sorriso no rosto que Leniobaldo Roseno Bezerra, 48 anos, recebe os artistas e o público fiel do Quintal da Boa Vista todo final de semana. Fazendo jus ao apelido que ganhou da filha, Leno Simpatia não esconde a origem do nome, que se tornou a sua marca registrada.

Foto: Divulgação

“Um dia cheguei em casa um pouco mal humorado e, ao cumprimentar minha filha, ela disse: ‘Nossa, que simpatia!’. Pronto, nasceu ali meu nome artístico”, lembra ele em conversa com o canal Coração da Cidade.

Músico, Leno Simpatia está no meio artístico desde criança. Sua paixão pelo ritmo mais brasileiro dos ritmos o fez projetar o ponto de encontro para tocar e promover o samba no Recife.

Foto: Divulgação

“Quero que as pessoas daqui venham e curtam o samba de raiz, o samba tradicional. E que as pessoas de fora saibam que no Recife também valorizamos essa cultura e fazemos isso com qualidade”, revela.

Foto: Divulgação

Já o empreendedor Leno Simpatia não pensou duas vezes em empregar as únicas economias na concretização do Quintal da Boa Vista. “Quando um amigo me indicou o local e vi que poderia transformar em um espaço para o samba, investi tudo o que tinha”, diz.

Assim, dividindo o espaço, inicialmente, com outro empreendimento, a casa de samba virava estacionamento que, por sua vez, também virava casa de samba, até que Leno conseguiu alugar o local por completo e o transformou no quartel do samba no Centro do Recife.

O samba não pode parar

Foto: Divulgação

As passagens pelos grupos Momentos, Coisa Nova e Tradsamba serviram para ensinar a Leno Simpatia que nada é para sempre, mas, mesmo assim, o samba tem que continuar. Impossibilitado de se manter na Rua Barão de São Borja por questões ambientais, o Quintal da Boa Vista está com data e endereço certos para se mudar.

É que a área atual está prestes a se tornar um condomínio residencial, mas Leno garante a preservação da qualidade do serviço oferecido aos clientes e o amor ao samba em um novo local.

Foto: Divulgação

“O samba é minha bandeira e tem que ser tratado com respeito. Gosto de cantar com a alma e com emoção. Gosto de cantar com vontade, passando essa verdade para o público”, diz.

O novo espaço do Quintal da Boa Vista será na Rua Afonso Pena, próximo à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com inauguração no próximo sábado, 11 de agosto. E se depender de Leno Simpatia, a bandeira do samba sempre estará hasteada no topo, seja onde o mastro estiver.

Inauguração em novo endereço do Quintal da Boa Vista
Rua Afonso Pena, 45, Boa Vista, Recife – PE
Sábado, 11 de agosto, às 16h
Informações: (081) 98369-9425 / (081) 99144-4983

Por Manuel Borges
Jornalista matuto que trocou o gosto da cana pelo cheiro do mangue. Adora passear por locais, histórias, cultura, picos/festas/bares, personalidades e humor sempre tendo o Centro, o coração da Cidade do Recife, como tema. Instagram: @manecoborges.

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.