Em 2037, Recife completa 500 anos. Será a primeira capital do Brasil a alcançar essa idade. Tá longe? Que nada! Dezenove anos passam rapidinho. E é urgente pensar nesse futuro tão próximo e em como estaremos até lá. Para fazer acontecer a cidade que queremos em 2037, será lançado o Plano Recife 500 anos.

A primeira versão do projeto será apresentada nesta segunda (12) – dia do aniversário do Recife – às 8h30, no auditório do Apolo 235 (Rua do Apolo, 235 – Bairro do Recife).

A coordenação do Recife 500 Anos está a cargo da Aries – Agência Recife para Inovação e Estratégia, que está pensando em estratégias e ações de desenvolvimento da cidade em curto, médio e longo prazo. O objetivo é que a concretização do desejo coletivo de uma cidade mais avançada em diversos aspectos seja o ponto de chegada em 2037.

Para se chegar ao Recife 500 Anos, foram desenvolvidos ciclos de participação e reflexão estratégica, análises e elaboração técnica dos conteúdos coletados e elaboração de visão preliminar da estratégia. O trabalho realizado culminou na primeira versão de estratégia da cidade: Reunir, Reviver e Reinventar o Recife.

(Foto: Marcos Pastich/PCR)

Temáticas como educação, saúde, cidadania e participação, meio ambiente,
segurança e mobilidade são as prioridades que devem ser colocadas em ação, dentro de um plano de continuidade que seja colocado em curso independente de quais sejam as gestões municipais públicas em vigor até lá.

Essas temáticas serão discutidas em novos ciclos de participação e reflexão de conteúdo, assim como a carteira dos projetos e a consolidação do Plano Recife 500 Anos.

O boi vai voltar a voar em comemoração aos 481 anos do Recife

Coletividade

Após apresentada a primeira versão do Plano, entra em ação a reabertura do processo participativo de discussão, debate, amadurecimento e contribuição para construção e consolidação do Plano Recife 500 Anos.

E a participação e fiscalização do desenvolvimento das ações do projeto ficará a cargo do Conselho do Recife 500 Anos, formado por representantes da sociedade civil, movimentos sociais, universidades, poder público e iniciativa privada. São esses atores que irão acompanhar todo o processo, debater ideias e apontar melhorias.

Polo reúne 13 cervejarias pernambucanas no aniversário do Recife

Apresentação do Plano Recife 500 Anos
Segunda (12), às 8h30
Auditório do Apolo 235 – Rua do Apolo, 235 – Bairro do Recife
Aberto ao público