Setor reúne em torneios de gamers um número maior de expectadores do que esportes tradicionais no País.

Antes desprezada e considerada apenas mero entretenimento, a área de eSports está ganhando a cada dia novos entusiastas e se profissionalizando cada vez mais. Prova disso é que a modalidade já é o segundo esporte mais bem-sucedido no Brasil. Atento a isso, o Rec’n’Play, festival de experiências digitais criativas, realizado pelo Porto Digital e com co-realização da Ampla Comunicação traz o fenômeno para integrar a programação do evento, que acontece entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro e conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife e Governo de Pernambuco (Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer – Seturel e Empetur). Além do apoio do Sebrae em Pernambuco.

Cada vez mais popular no País, o mercado tem chamado a atenção dos jovens e de empresas brasileiras, que veem nesse crescimento a oportunidade de empreender. Muitas dessas empresas, inclusive, já conseguiram se consolidar até no mercado internacional do setor. “Queremos trazer conhecimento para o mercado local, mostrando como funciona a experiência de jogar e de ser um jogador que vive do mercado de eSports”, explica Pablo Rangel, curador da trilha ao lado de Gabriel Anceles.

Mesmo com todo o sucesso do eSports e das grandes competições de games no Brasil, os jogadores profissionais ainda enfrentam preconceito com a profissão, e inclusive, da própria família. Um dos destaques da programação e a participação da Sandra Bohm, mãe de KamiKat, um dos melhores Pro Players do Brasil, e que precisou se adaptar ao mundo dos jogos para entender as necessidades do filho.

Ela, junto com profissionais de grandes marcas de eSports no país, vão falar sobre os desafios do setor, seja no âmbito profissional ou familiar. A trilha traz também uma série de oficinas e discussões sobre os caminhos os quais se devem traçar para se transformar em um jogador profissional. Além disso, o mercado para o player feminino também será um dos temas debatidos no espaço.

Confira abaixo a programação completa da trilha, com 08 atividades, faça sua inscrição baseada na sua necessidade (quer vir em dias isolados? Compre o Day Pass! Caso a ideia seja curtir o festival inteiro, vai de Festival Pass!) e programe-se para absorver os melhores conteúdos sobre eSports do Rec’n’Play!

Serviço:
REC’n’Play – Festival de experiências digitais criativas
Onde: Bairro do Recife
Quando: 30 de novembro à 3 de dezembro
Inscrições: http://www.recnplay.pe

A trilha abaixo seguirá pelos seguintes locais:

Livraria Cultura – Rua Me. Deus, S/n
Paço Alfândega – Rua Alfândega, 35
Apolo Beer Café – Rua do Apolo, 164
Palco Principal – Montado na rua do Observatório

Confira a programação da Trilha de eSports

Quinta-feira (30/11)

14:00 às 16:30 – Livraria Cultura – Palestra Agile: Aplicação dentro da Riot Games Brasil

Sexta (01/12)

18:00 às 19:00 – Apolo Beer Café – Palestra Open Table com Leonardo Belo

Sábado (02/12)

10:30 às 12:30 – Livraria Cultura – Palestra e-Sports no Nordeste
16:00 às 18:00 – Auditório Paço Alfândega – Palestra As meninas profissionais em e-sports: dificuldades e desafios
19:00 às 22:30 – Palco Principal ( Rua do Observatório) Campeonato PDLoL17.2

Domingo (03/12)

10:00 às 12:00 – Auditório Paço Alfândega – Palestra Políticas da Cultura Gamer
14:00 às 15:30 – Livraria Cultura – Palestra Família e E-Sports: Desafios e Aprendizados
17:00 às 20:00 – Palco Principal (Rua do Observatório) – Pitch/Demonstração Clubes de E-sports: construção de uma paixão