Será lançado, nesta quinta (1º), o portal “Rizomúsica – Panorama da Cadeia Produtiva Musical no Brasil”. A plataforma chega para integrar informações sobre produtos e serviços, espaços para apresentações, formação e qualificação. O objetivo é promover a convergência dos elos da cadeia produtiva da música nos âmbitos local e nacional.

O lançamento ocorrerá durante conferência que compõe a programação do Porto Musical, no Teatro Hermilo Borba Filho, às 18h. Idealizado por Evandro Sena, o projeto conta com a parceria da Jazzz Agência Digital, produção executiva de Claudia Aires e incentivo do Funcultura para sua fase de implantação.

O portal contará com seções independentes dividas entre a Reverbera, com textos mais quentes, como notícias e oportunidades de mercado; e Partideias, com textos opinativos escritos por colunistas convidados. Além da Agenda e do mapeamento colaborativo, chamado Pentamapa.

O Rizomúsica é capitaneado pelo produtor cultural Evandro Sena (Foto: Cacau Gouveia)

O nome Rizomúsica surgiu da relação do conceito de Rizoma na obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, que se define também pela noção de que “qualquer ponto de um rizoma pode ser conectado a qualquer outro e deve sê-lo”. “É impraticável falar em uma cadeia produtiva da música de uma determinada cidade ou região sem considerar suas relações com elos existentes em outros pontos geográficos”, comenta Evandro Sena, idealizador da plataforma.

“A ideia é divulgar os serviços existentes na cadeia produtiva em um site onde os profissionais possam encontrar as ofertas para suas necessidades. Por exemplo, um artista que vá se apresentar em outro estado e precise de algum serviço, ou uma escola de música que possa fazer sua divulgação”, explica. No início, o portal irá abranger o mercado pernambucano, mas deverá se expandir para Bahia e São Paulo até o meio do ano.

“A cadeia local precisa estar em conexão com festivais cujas inscrições são abertas em nível nacional, assim como com profissionais especializados, espaços de apresentação, concursos, fornecedores de equipamentos e serviços”, acrescenta o idealizador do portal, que se dedica à pesquisa e difusão da música realizando vários projetos musicais no underground recifense.

Ele é o criador do lendário bar Garagem 27 e depois comandante do espaço cultural IRAQ, produz festas e shows em diversos outros espaços.