Seja bem vindo a Asgard, que fica na… Veneza Brasileira! (?) Ih, ficou confuso? Vamos explicar: sabe a Avenida Guararapes, no centro do Recife? Ali, do lado da estação de BRT, fica a Banca Guararapes, que se tornou um verdadeiro paraíso entre os fãs das revistas em quadrinhos. Lá, tudo se encontra do universo das HQs, seus super-heróis e histórias de ação e aventura.

Orlando Oliveira, 61 anos, trabalha na banca desde os 14. Dos clientes assíduos, viciados em HQs, ele ganhou o apelido de Odin (o deus viking, pai de Thor, personagem famoso dos quadrinhos), e sua banca, por extensão, passou a se chamar, carinhosamente, de Asgard, o reino de Odin na mitologia nórdica.

Bom papo, simpatia total, e também entendedor do assunto, ele transformou a Banca Guararapes, das mais tradicionais da cidade, em point dessa turma geek e conquistou uma clientela fiel. Todos “filhos de Odin”.

“A gente acaba fazendo amigos também. A banca fecha às 19h, mas tem dias que o pessoal chega aqui, o papo sobre quadrinhos se estende, e eu saio umas 22h”, comenta Odin.

LEIA TAMBÉM:
Robot Rock leva universo geek ao Centro do Recife

“A especialidade daqui são os quadrinhos. O pessoal encontra muita coisa por aqui. Desde quadrinhos que já saíram de circulação, que eu consigo para eles, até os criados por ilustradores e quadrinistas locais”, conta Odin, que tem uma fileira só de HQs feitos por gente da terra, como Tony Silas, Pedro Zenival, Luciano Félix, entre outros.

Com as tantas “crises” no país, Odin revela que jornais, revistas – os “impressos” – tiveram queda de vendas. “O único impresso que não deixou de vender bem foi a revista em quadrinhos”. E para manter viva essa chama, ele quis se conectar com os mais jovens e usar a tecnologia a seu favor.

Odin criou um grupo de WhatsApp que serve como recurso para divulgação, venda e reserva de edições procuradas pelos seus clientes. “Sempre que chega alguma novidade, eu posto no grupo, o pessoal faz contato comigo, pede para reservar”.

Rapidamente, diz Odin, o grupo “Guararapes HQ” lotou. Ele teve, então, que criar o “Guararapes HQ 2”. “Hoje, juntando os dois grupos, tem em torno de umas 400 pessoas cadastradas. Isso incrementa muito as vendas e fideliza também os clientes”.

Feira Asgardiana

Com o desejo de reunir fãs, colecionadores e interessados no assunto quadrinhos, Odin resolveu criar a Feira Asgardiana, evento onde se encontra um grande acervo de HQs e produtos relacionados ao universo geek – action figures (bonecos de personagens de quadrinhos e desenhos), canecas, ilustrações e demais souvenirs.

Neste sábado (21), a partir das 13h, acontece a 4ª edição da Feira Asgardiana, que vai se estender além da calçada e utilizar um trecho da pista local da Avenida Guararapes. A expectativa é de que vá um grande público. Por isso, haverá, inclusive, interdição de um trecho da via, com mudanças nas paradas de ônibus no local.

Odin e cosplays em uma das edições da Feira Asgardiana (Foto: Arquivo pessoal)

Mas o sucesso da Feira Asgardiana não foi logo de cara, comenta Odin. “A primeira, fizemos no começo do ano passado: deu meia dúzia de gente, mas foi uma festa danada… pra fazer festa não precisa de muita gente, né?”

Nas feiras seguintes, o público aumentou. “Na última que teve, deu muita gente mesmo! Vieram até os cosplays. Tinha cosplay de Batman, de Homem-Aranha, cosplay de Wolverine. Foi um sucesso danado!”, conta, orgulhoso, Odin.

SERVIÇO

4ª Feira Asgardiana
Sábado (21), a partir das 14h
Banca Guararapes | Av. Guararapes, 233 – Santo Antônio
Acesso gratuito

Funcionamento da Banca Guararapes
Segunda a sexta, das 8h30 ás 19h30
Sábado, das 8h30 às 17h
Telefone: (081) 3224-5842