No último fim de semana, seis bares que funcionam no Bairro do Recife foram interditados pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco, após vistoria realizada num total de dez estabelecimentos.

Segundo o chefe do Comando de Atividades Técnicas dos Bombeiros, major Erick Aprígio, foram identificadas irregularidades em alguns itens de segurança das casas interditadas. “Nós verificamos todo o sistema preventivo de incêndio e a arquitetura local que deve favorecer ao fluxo de pessoas”, explica.

“Extintores de incêndio, sinalização, iluminação de emergência, abertura de portas, largura de corredores, escadas… tudo isso é verificado”, informa o major Aprígio, enumerando os itens de segurança.

“Fazemos essas vistorias em locais onde haja concentração de pessoas, seja bares, restaurantes, cinemas, teatros e até postos de gasolina, nos selects”, explica o major. “Elas (as vistorias) já acontecem em todo o estado, mas foi a primeira vez no Recife Antigo”.

Entre os estabelecimentos, estão a Casa da Moeda e a Mansão do Amor, que foi interditada enquanto ocorria a festa “Só serve pra dançar”, no sábado (15). “Nós não queríamos causar transtornos, não é nossa intenção. Mas, apenas, zelar pela segurança das pessoas”, esclarece major Aprígio.

Em nota divulgada em sua página no Facebook, a Mansão do Amor informou que uma vistoria já havia sido feita no local e que as mudanças solicitadas foram atendidas, mas que a ausência de uma segunda vistoria motivou a interdição.

A Mansão do Amor foi interditada durante festa. (Foto: Raíssa Ebrahim/PorAqui)

“Segunda (17) iremos ao Corpo de Bombeiros pedir esclarecimentos para que a casa seja reaberta neste final de semana”, diz o informe da Mansão do Amor.

Major Aprígio esclareceu que, anualmente, todo estabelecimento recebe o Atestado de Vistoria do Corpo Bombeiros (AVCB), confirmando que está em dia com todas as exigências de segurança. “Com a ausência de um dos itens, o estabelecimento não renova o AVCB e, consequentemente, tem de ser interditado”.

Após diversas tentativas da reportagem do PorAqui, o Corpo de Bombeiros não soube informar quais os demais estabelecimentos interditados no Recife Antigo.